Inspiração

Ela descobriu câncer de mama em câmera térmica de museu; entenda

por: Yuri Ferreira

Era só um passeio simples na vida de Bal Gill. Durante uma visita ao ‘Camara Obscura and World of Illusions‘, uma das principais atrações turísticas de Edimburgo, na Escócia, a mulher de 41 anos passou por um aparelho termográfico, que consegue gerar imagens que mostram a temperatura do corpo da pessoa e do ambiente. Ela reparou que, na tela, seu seio esquerdo tinha uma mancha de cor diferente do que das outras mulheres.

Foi com essa imagem que Bal descobriu seu câncer de mama

“Notei um ponto de calor no meu seio. Achamos estranho e, olhando para todo mundo, vimos que as outras pessoas não tinham algo assim. Tirei uma foto, e continuamos a visita ao museu.”, disse a mulher entrevista à BBC.

– Ana Furtado celebra primeiro Outubro Rosa após cura do câncer e inspira outras mulheres

Bal tirou uma foto da imagem térmica realizada pela atração e ficou preocupada. Levou a imagem a um médico e fez os exames necessários para identificar a existência de um câncer. E ela tinha. A imagem estava certa: a concentração de células cancerígenas fez com que o sangue ficasse mais acelerado na região e, consequentemente, aparecesse como mais quente nas imagens do aparelho termográfico.

O câncer foi descoberto em seu estágio inicial, e Bal passou por uma mastectomia. Não será necessário fazer quimioterapia ou radioterapia, e a vida dela mudou – graças a uma atração turística na Escócia.

– Ela decidiu exibir as cicatrizes de sua dupla mastectomia para encorajar outras mulheres

Mas atenção, o caso de Bal é raro. Aparelhos termográficos não servem de alternativa para exames de sangue e a mamografia, que são as únicas maneiras de detectar factualmente o câncer de mama. No entanto, é importante fazer também o exame de toque, que pode ajudar a detectar a suspeita do câncer mais rapidamente e acelerar o tratamento.

“Só quero agradecer. Sem essa câmera, eu nunca teria sabido. Sei que não é o propósito daquele lugar mas, para mim, foi uma visita que mudou a vida”, adicionou Bal.

Publicidade

Foto: Reprodução/Bal Gill


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Judocas Rafaela Silva e Eleudis Valentim se casam no Rio: ‘dia de realizar um sonho’