Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O cemitério de Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, reservou uma área de 1.560 metros quadrados para enterros sustentáveis. A nova ala deverá ajudar a diminuir o impacto gerado pelos enterros tradicionais.
A contaminação do solo e dos lençóis freáticos por necrochorume é um dos muitos problemas enfrentados por cemitérios. Há ainda a contaminação pelos metais pesados usados na fabricação de alças de caixões e o vazamento de gases sulfídricos que pode ocorrer devido à má confecção, para citar apenas alguns exemplos.
Uma pesquisa realizada em 2017 pela Services Funéraires de Paris analisou a pegada de carbono que deixamos após a morte. Segundo o levantamento, enterros tradicionais gerariam 833 kg de CO², enquanto a cremação produziria 233 kg. Os enterros sem lápide são ainda menos nocivos ao meio ambiente, gerando um total de 182 kg de CO². O levantamento leva em conta matérias-primas utilizadas, logística, uso de energia, geração de resíduos, entre outros fatores.
Na área reservada aos enterros verdes no cemitério de Ivry-sur-Seine, tudo é pensado para minimizar os impactos. Ao invés de lápides, marcadores de madeira indicando o local em que foram enterrados os caixões feitos de materiais naturais, como papelão ou madeira. Nada de verniz, almofadas sintéticas ou tintas.
Serão confeccionadas lápides de madeira para o cemitério sustentável. Foto © City of Paris
Até mesmo as roupas do cadáver devem ser cuidadosamente pensadas para a ocasião: apenas fibras naturais são permitidas. Além disso, os corpos não poderão ser embalsamados, visto que a prática utiliza formol e outros produtos químicos para impedir a decomposição.
A mudança traz também o retorno de velhas profissões, como a de coveiro. Os túmulos deverão ser cavados com pás e enxadas, como antigamente. O uso de retroescavadeiras com motor à diesel não será permitido na área.
Mesmo aqueles parisienses que não se importam muito com a sustentabilidade podem ser atraídos por outro benefício do local. Segundo o site The Mayor, os enterros verdes serão até 20% mais econômicos do que os tradicionais.
Publicidade
O papo não é de hoje, mas a problemática segue e as soluções estão surgindo cada vez com mais força. Que o...
Em breve, as famosas eurotrips, viagens feitas pelas principais cidades da Europa, vão ganhar um novo meio de...
Rachelle Strauss é uma britânica com tal consciência ecológica que quis convencer a família a reduzir ao mínimo o...
A essa altura, já não é nenhuma novidade que nossos hábitos de consumo são uma séria ameaça para várias formas...
Um dos itens mais presentes na poluição plástica marinha, precisamos urgentemente encontrar um substituto para os...
A onça-pintada que ficou conhecida como Ousado após ser resgatada com ferimentos graves dos incêndios no Pantanal,...
A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou um curso online para pessoas que desejam entender mais sobre as...
Maçã dá em árvore e batata vem de baixo da terra, mas você já parou para pensar de onde vem a canela, uma das...
Todos os seres existentes no planeta possuem características específicas que permitem que eles sobrevivam em meio às...