Tecnologia

Esta máquina de lavar retém fios das roupas e evita poluição

por: Vitor Paiva

Quando pensamos no efeito poluidor da ação humana sobre o meio-ambiente, costumeiramente imaginamos os grandes impactos, como toneladas de lixo sendo despejadas irregularmente, ou imensos blocos de fumaça invadindo os céus de uma grande cidade. Hoje, porém, já é claro que a poluição também acontece em escala minúscula, mas igualmente com impacto grandioso. É o caso das microfibras plásticas, presentes em roupas e tecidos em geral – que saem com a água de sua máquina de lavar e podem estar contribuindo para a poluição oceânica. Foi pensando em conter tal mal que uma empresa turca de eletrodomésticos desenvolveu uma máquina de lavar com um sistema especial de filtragem integrado.

A novidade criada pela marca Arçelik impede justamente que que esses resíduos menores escapem e acabem nas águas dos mares – e intoxicando os peixes e outros componentes da fauna e flora marinhas. O dispositivo virá acoplado atrás do compartimento de sabão, e promete reter 90% das microfibras, que poderão então ser devidamente destinadas ao tratamento correto. A empresa já afirmou que não pretende se preocupar com propriedade intelectual de seu lançamento, já que a ideia é que todas as empresas também se comprometam com a causa. Em suma, qualquer concorrência poderá se apropriar da tecnologia.

Exemplo de microfibras liberadas durante as lavagens

Estudos já comprovaram que até 700 mil fibras podem ser liberadas em águas residuais a cada vez que utilizamos nossas máquinas de lavar. Tecidos como acrílico, poliéster e náilon são alguns dos mais poluentes, e a situação é efetivamente perigosa, de tal forma que uma petição já exige, no Reino Unido, que todas as máquinas passem a ter de possuir um filtro como padrão de uso. Um casaco de lã de poliéster libera cerca de 1 milhão de fibras por lavagem, enquanto um mero par de meias pode liberar até 136 mil microfibras. A nova máquina da Arçelik chegará aos mercados em 2020.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pai e filho se unem e criam Lamborghini em impressora 3D