Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Perturbação degenerativa crônica do sistema nervoso central, o mal de Parkinson afeta principalmente a coordenação motora. No entanto, atualmente o diagnóstico é clínico, ou seja, feiro tardiamente quando a pessoa já apresenta os sintomas da doença. A boa notícia é que pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da University of Virginia School of Medicine – dos EUA, acabam de descobrir os estágios iniciais da doença, o que pode representar um passo importante em direção à cura.
O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum depois do Alzheimer. A comunidade científica já sabia que ele estava ligado ao acúmulo da proteína alfa-sinucleína no cérebro, mas agora foi possível identificar a formação inicial dessas estruturas e também a forma como elas se espalham pelo cérebro.
Ainda não existe tratamento que cure ou atenue a doença, mas esta descoberta pode mudar o rumo das coisas, já que será possível identificar a doença precocemente. “A grande questão é saber qual é o alvo para poder desenvolver uma terapia, um medicamento. O nosso trabalho mostra, exatamente, a formação dos chamados oligômeros competentes”, explica Jerson Lima Silva – um dos autores da pesquisa.
Hoje o mal de Parkinson afeta mais de 5 milhões de pessoas no mundo, que dependendo do grau da doença acabam perdendo suas funções motoras, fisiológicas e/ou sua capacidade cognitiva. A próxima etapa do estudo será rastrear as drogas que bloqueiam os oligômeros – proteína possível causadora da doença.
Esta doença é silenciosa e os sintomas costumam se manifestar aos poucos. Os principais e mais comuns são: tremores, rigidez, lentidão de movimentos e dificuldade em caminhar. No entanto, em algumas pessoas podem também ocorrer problemas de raciocínio e comportamentais. Nos estádios avançados da doença é comum a presença de demência.
A doença geralmente ocorre em pessoas com idade superior a 60 anos, das quais cerca de 1% é afetada. Mais de 150 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência da doença.
Publicidade
Um estudo realizado pela Universidade do Kansas e publicado pelo jornal científico Obesity buscou entender o motivo...
A América do Sul pode celebrar a descoberta de uma nova espécie de tartaruga. De acordo com o Molecular Phylogenetics...
Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Stanford e publicado na última semana na...
De acordo com a projeção de um dos principais modelos matemáticos usados pela Casa Branca, se não houver nenhuma...
Seja conhecida como pique, pique-esconde, esconde-esconde ou algum outro nome regional, o fato é que essa é uma...
No mês de abril vimos a maior lua desse ano: a Superlua Rosa. Isso não significa que o calendário de fenômenos...
Foi encontrada recentemente, por uma equipe de reportagem da emissora de TV Vesti Yamal, uma cratera na região da...
A vida é um sopro, e a gente sabe como ela pode ir rápido. Certas vezes, algo pode salvar nossa existência e sequer...
Novas análises da Agência Espacial dos EUA (Nasa) encontraram indícios de que a lua Encélado, um dos satélites do...