Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O engenheiro e pesquisador da UFRJ, Gustavo Dias Azevedo viralizou nas redes sociais após recusar uma grande oferta de dinheiro pelas descobertas de tese doutorado que beneficiaria a vida de milhares de mulheres.
O tweet de Gustavo viralizou
O engenheiro químico apresentou o trabalho que apresentava a utilização de micropartículas para matar tumores vascularizados, como o mioma. A indústria farmacêutica, ao conhecer as descobertas de Gustavo, logo foi atrás da tese do jovem para produzir o novo tratamento de maneira industrial e ser detentora do mecanismo de combate.
Gustavo recusou. “Ao aceitar a proposta, duas coisas aconteceriam: 1) O monopólio de produção das bolinhas seria exclusivo da empresa. Como ainda não há patente, eu não ganharia nada por isso; 2) Porque a empresa iria possuir o monopólio de produção, o preço seria definido exclusivamente por ela“, disse em seu Twitter.
Segundo o pesquisador, graças ao baixo custo de produção das micropartículas, a tecnologia deveria ser facilitada ao SUS (Sistema Único de Saúde). Gustavo disse que com um baixo investimento seria possível realizar a embolização de todo o nosso país.
Além disso, o pesquisador adicionou uma face importante do estudo. Ele seria uma mão na roda para as mulheres, que, em casos de miomas, são sempre diagnosticadas à histerectomia (remoção do útero). Segundo Gustavo, boa parte da comunidade médica – especialmente os cirurgiões responsáveis pela histerectomia – recusariam o novo tratamento.
“No Brasil, a maioria das mulheres que desenvolvem miomas são negras e pobres e sequer tem um diagnóstico adequado. Ou seja, quem poderia pagar por essas bolinhas? As mesmas que podem pagar por um plano de saúde.”, adicionou o engenheiro e professor de Química.
– Ginecologia feminista e alternativa empodera mulheres com auto conhecimento
“Graças à universidade pública, eu pude pesquisar aquilo que fazia meu coração bater mais forte, colocando meus princípios em primeiro lugar. Hoje, meu sonho é que essas bolinhas cheguem ao SUS para que todas e todos tenham acesso a esse tratamento.”
Dá uma olhada na história dele no Twitter (e também na reação do povo):
Duas semanas depois que eu defendi meu doutorado, recebi uma proposta de uma empresa para produzir as minhas bolinhas (aquelas que incham e matam tumores vascularizados) em escala industrial. Neguei. Recebi críticas, dizendo que eu não teria outra oportunidade como essa. +
— Gustavo Dias (@gdiasaz) October 17, 2019
Parabéns pela sua atitude! Eu acredito num país melhor e acredito que ainda existem pessoas como você.
Que Deus continue te abençoando e te dando sabedoria para nunca se render aos “encantos” do capitalismo selvagem. Tenho mioma e preciso operar e ainda não consegui.— NIDIA VIGINIA SANTOS (@VirginiaNidia) October 19, 2019
Dá orgulho saber que há brasileiros como você. Reacende em mim a esperança de que ainda há jeito para esse país. ??
— João Figuer (@JoaoFiguer) October 19, 2019
Tenha toda minha admiração, primeiramente pela criação, mas primacialmente por pensar com seu cérebro e não com sua conta bancária. Ver o quanto é necessário e que a empresa simplesmente poderia não fazer como o seus objetivos e pensar em distribuir gratuitamente, já te faz rico.
— ????? (@MariangelaCeru2) October 18, 2019
Ler sua narrativa, especialmente hoje que encontro-me depressiva, encheu-me o coração de esperança no homem, na humanidade. E, com todas essas manifestações, veja que não está só. Não permita que destruam suas convicções e capacidade amorosa com a profissão. ?
— alda canabarra (@ACanabarra) October 18, 2019
Publicidade
A ciência e a sabedoria popular já sabem que a ocitocina é responsável pela sensação de bem estar em nosso corpo,...
Mesmo que não configure transtorno, a ansiedade é um sentimento capaz de se manifestar nas pessoas de diversas...
O lançamento do James Webb Space Telescope, novo telesócopio espacial da NASA, está agendado para o final desse ano,...
Uma mochila que pode revolucionar a vida de quem não tem acesso a água potável. Criada por Rodrigo Belli, estudante...
A natureza nos proporciona aprendizados diariamente, basta observarmos com mais cuidado. Por exemplo, a capacidade de...
Quem nunca teve vontade de dar uma viajada no mundo da Lua? Pois é, agora chegou a sua chance: a NASA, em parceria com...
Há 12 bilhões de anos-luz, um elemento que também existe na Terra foi encontrado. Mais especificamente, trata-se de...
"Um poço cujo fundo ninguém jamais alcançou". Parece uma frase vinda de um livro de fantasia, mas é um lugar de...
Cientistas do Scripps Research Institute-Florida (TSRI) acabaram de fazer uma importante descoberta para pacientes que...