Arte

Exposição ‘Egito Antigo’ reúne estátuas, sarcófagos e múmias no CCBB

25 • 10 • 2019 às 20:51 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1989, e para celebrar essa data decidiu voltar muito mais do que seus 30 anos no tempo – alguns milhares de anos, mais precisamente até o Egito Antigo. Será esse o tema da exposição que irá comemorar o aniversário do CCBB Rio até o dia 27 de janeiro, trazendo sarcófagos, múmias, uma réplica da tumba de Nefertari, uma imensa pirâmide cenográfica com mais de seis metros e muito mais.

Intitulada “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”, a exposição reunirá 140 obras do acervo do Museu Egípcio de Turim, na Itália, e será dividida em três seções: vida cotidiana, religião e eternidade. Assim, do dia-a-dia da realidade do passado egípcio, passando pela natureza politeísta da religiosidade dessa civilização, chegando até suas práticas funerárias, cada aspecto do Egito Antigo e seu povo se fará presente na exposição de forma didática e interativa.

Pinturas, amuletos, esculturas, objetos, fragmentos de cerâmicas e até um Livro dos Mortos em papiro irão também compor a exposição, que também oferecerá um vídeo com reconstrução 3D de alguns monumentos e diversas outras instalações cenográficas e interativas funcionarão como uma máquina do tempo para os visitantes – e, melhor ainda, a entrada é gratuita.

A exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” funciona de quarta a segunda, das 09hs às 21hs – e o CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio de Janeiro.

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness