Arte

Exposição virtual permite visitar Palácio de Versalhes sem sair de casa

por: Gabriela Glette

Símbolo do poder do antigo regime francês e residência da icônica Maria Antonieta, agora você pode visitar o Palácio de Versalhes sem sair de casa. Isto porque o Google Arts & Culture acaba de lançar a exposição virtual imersiva “Versalhes: O Palácio é Todo Seu”, que reúne imagens em alta resolução e em 3D da arquitetura do palácio.

exposição-virtual-versalhes-1

Além de poder conhecer as obras de arte e objetos que fazem parte do famoso castelo, a grande vantagem é que podemos fazer isto quase como um “guia privado”, já que a plataforma nos conta a história de tudo. Isso sem contar que não precisamos enfrentar as imensas filas. Os usuários podem conferir mais de 100 pinturas, esculturas e objetos de arte criados pelos maiores artistas dos séculos passados, além de conhecer lugares icônicos, como a Galeria dos Espelhos e o Quarto do Rei.

exposição-virtual-versalhes-2

Além disso, o Google Arts & Culture também utilizou a tecnologia Art Camera para digitalizar várias obras de arte penduradas nas paredes do palácio. Os bastidores do trabalho podem ser conferidos em neste vídeo no YouTube:

Os passeios em 3D proporcionam uma experiência imersiva de 360 graus com áudio (em inglês) para guiar o usuário por seis das salas mais impressionantes do palácio, incluindo a Casa de Ópera Real e a Sala de Coroação. Os visitantes também podem conferir objetos específicos, como o armário de joias Maria Antonieta e uma estátua de Louis XIV de Jean Warin. Pronto para viajar no tempo?

exposição-virtual-versalhes-3

Versalhes

Localizado em um terreno de mais de 800 hectares e com 2300 aposentos, o Palácio de Versalhes começou a ser construído no reinado de Luís XIV, tornando-se o grande símbolo do poder dos monarcas na França absolutista.

Com decoração suntuosa e jardins insuperáveis, o palácio já serviu de locação de diversos filmes, como por exemplo ‘Maria Antonieta’ –  de Sofia Coppola, uma excelente maneira de aprender sobre a revolução francesa.

exposição-virtual-versalhes-4

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
TV Cultura estreia canal no YouTube para exibir programas favoritos da sua infância