Inspiração

Filho fala sobre amor e inspiração em relação com pai com síndrome de Down

por: Vitor Paiva

Parte do preconceito contra as pessoas com Síndrome de Down vem da ideia de que estas seriam incapazes, o que nos leva muitas vezes a infantilizar jovens e adultos completamente hábeis a viver uma vida plena. Mas o que sente e tem dizer alguém que não possui a síndrome, mas que é filho de um Down? É esse o comovente relato que o site Bored Panda trouxe, em entrevista direta com o estudante de odontologia sírio Sader Issa, cujo o pai, Jad, superou os preconceitos enquanto portador da Síndrome de Down para criar o filho com o amor e a normalidade que todo mundo merece.

Jad e Sader, pai e filho

“Nós desejamos que todo mundo seja capaz de aceitar que ser diferente não é motivo de vergonha. Pessoas com Síndrome de Down são diferentes mas possuem sentimentos, aspirações, uma mente própria, e são capazes de viver uma vida normal, principalmente quando há aceitação social e uma sociedade que o apoie”, disse Issa.

Sader, ainda bebê, com seus pais

Segundo o jovem, além de ter sido um pai presente e amoroso, Jad é efetivamente um pilar de sua comunidade, apesar das dificuldades que uma vida com down pode oferecer. Segundo consta, a base da relação de Jad com seu filho e seus amigos é um amor e uma presença que não espera por nada em troca.

Um dos maiores motivos de orgulho de Jad é a carreira de Issa – e não é incomum vê-lo orgulhosamente contando para alguém que seu filho “é um doutor”. “É possível ver seus olhos cheios de alegria e satisfação, como se dissessem: sim, eu tenho Síndrome de Down, mas eu criei esse homem e fiz tudo que me era possível para ajuda-lo a virar um doutor e ajudar outras pessoas”, diz, comovido, seu filho.

O desejo de tornar pública sua história é também para mostrar que sim, existem pais com a síndrome, e do que as pessoas com Down são capazes – e ajudar a derrubar esse tabu, com muita dedicação e muito amor.

Publicidade

© fotos: arquivo pessoal


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela criou um rótulo de vinho inspirado na vitória contra o câncer