Empreendedorismo

Fish and chips: lanchonete traz delicioso prato típico inglês para o Brasil

por: Redação Hypeness

Reconhecida pela música pop e o rock, a literatura, a criação do futebol e o teatro na figura maior do bardo William Shakespeare, a cultura britânica não é exatamente exaltada por sua gastronomia. Pelo contrário, o Reino Unido é visto pelo mundo, diferentemente de outros países como França, Itália e até mesmo Alemanha, como uma região onde não se come bem. Há, porém, um prato que se destaca em sabor e tradição como uma típica –  e deliciosa – iguaria britânica: o fish and chips, famosa combinação de peixe empanado e batata frita.

 Vendido em cada esquina de Londres como possivelmente o mais emblemático prato de toda a culinária britânica, o fish and chips é, na verdade, uma criação de imigrantes – mais precisamente dos judeus vindos de Portugal e Espanha que, no Século XVI, chegaram à Inglaterra e começaram a misturar o peixe preparado com farinha e as batatas – em uma combinação simples porém deliciosamente imbatível. Sua popularização começou a acontecer em meados do Século XIX, mas foi ao longo do período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial que o fish and chips tornou-se um verdadeiro emblema nacional. O motivo é nobre: o peixe com batatas fritas foi o único prato que não teve a venda racionada durante os conflitos, e toda população pôde consumi-lo livremente. Não é exagero afirmar, portanto, que o prato não só ajudou a Inglaterra a vencer a guerra, como efetivamente salvou a população.

Soldados comendo Fish and Chips durante o período da guerra

Passado o conflito, o peixe empanado com batatas fritas tornou-se um símbolo nacional por lá, mas jamais se popularizou da mesma forma pelo resto do mundo – muito menos por aqui. Essa, no entanto, é uma realidade que o empreendedor Hermes Bernardo vem trabalhando para modificar radicalmente, e transformar o fish and chips em um prato amado também pelo Brasil. Essa é a missão do Fichips Food, fundado por Hermes em 2013, para trazer para cá essa singular combinação.

O fundador Hermes Bernardo

Da mesma forma que a receita salvou a Inglaterra na guerra, ela também serviu como motivação para o próprio Hermes em um momento difícil: depois de passar por uma cirurgia por conta de um rompimento no tendão de Aquiles – que o obrigou a ficar 7 meses sem caminhar – ele decidiu aproveitar o tempo ocioso para aprender inglês. Recuperado, Hermes foi testar seu inglês em uma viagem até Londres. Foi lá que conheceu não só a capital britânica como prato especial. Lembrando dessa viagem, Hermes decidiu empreender – e trazer a receita para o Brasil.

Assim nasceu o Fichips, como a primeira lanchonete do típico prato inglês no Brasil, que hoje funciona em três food trucks e uma loja na praça de alimentação de um shopping. Além da mais célebre receita, o Fichips também oferece batata recheada, onion rings, batatas fritas simples, Shepherd’s Pie (uma espécie de escondidinho de carne britânico), hambúrguer e, de sobremesa um churros europeu. A embalagem em caixa simula uma folha de jornal, como a receita costumava ser servida ao longo da primeira metade do século 20 na Inglaterra.

O cardápio completo da Fichips

Com o sucesso das primeiras lojas, o sonho de Hermes se expandiu, e agora seu plano é de transformar a Fichips na primeira rede de fish and chips da América Latina – e foi esse o projeto que ele levou para o palco do programa Shark Tank Brasil, curiosamente utilizando peixe como isca para tentar pescar um dos Tubarões-investidores do programa. 

Aquiles, o mascote da Fichips

Para lhe acompanhar no palco, Hermes colocou ao seu lado Aquiles, o boneco em tamanho real de um soldado da guarda real britânica, símbolo da lanchonete que ganhou esse nome inspirado na história pessoal de superação de Hermes.  

Aquiles e Hermes no tanque do Shark Tank

Foi com Aquiles que Hermes conversou de brincadeira para decidir se aceitava ou não a proposta de José Carlos Semenzato e João Appolinário – que se juntaram para comprarem 40% da Fichips Food. Aquiles decidiu com Hermes que a proposta era boa, e toparam a parceria, para espalhar, quem diria, um pouco da culinária britânica pelo Brasil.

 

E uma generosa porção de fish and chips será a pedida perfeita para acompanhar o próximo episódio do programa – lembrando que, depois de uma votação intensamente disputada no Twitter do Shark Tank Brasil, no próximo dia 18 vai ao ar o episódio especial, trazendo de volta ao tanque um empreendedor que não conseguiu fechar negócio para um novo mergulho entre os tubarões. O Shark Tank Brasil vai ao ar no Sony Channel às sextas-feiras, às 22h, com reprise às terças, 22h.

Abrir o próprio negócio e empreender no Brasil é uma roleta russa de emoções que não é reservada somente para quem está começando. Mas uma coisa é certa: pessoas apaixonadas sempre fazem a diferença.

 

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
6 empreendedores brasileiros que transformaram necessidades e paixões em trabalho