Fotografia

Fotografia tirada por brasileiro é eleita ‘imagem do dia’ pela NASA

por: Yuri Ferreira

O fotógrafo brasileiro Carlos Fairbairn teve um clique seu escolhido pela NASA como ‘Fotografia do Dia’, concurso da agência aeroespacial norte-americana elege diariamente as melhores imagens do espaço sideral.

O registro feito pelo brasileiro foi exposto no ‘Encontro Brasileira de Astrofotografia’. A imagem mostra a constelação de Órion, também conhecida como ‘Três Marias‘. Carlos é especializado em fotografar fenômenos astronômicos.“Deixo a câmera parada enquanto o céu vai girando”, afirmou.

A foto do Carlos Fairbairn eleita pela NASA

“Tudo tem uma relação de tamanho com um objeto que é do nosso mundo natural. Quando você coloca a natureza terrestre na mesma captura com essa cena [astronômica], você faz com que as pessoas se sintam ali”, acrescentou o fotógrafo

A longa exposição é uma maneira de captar a movimentação do céu. Não é a primeira vem que Carlos conquista o prêmio. Em 2017, o fotógrafo também ganhou como  a ‘Foto do Dia‘ da NASA. Desta vez, pelo registro de um eclipse solar total no Deserto do Atacama

“Esta imagem retrata muito da nossa casa galáctica, a Via Láctea. É possível encontrar uma grande variável de nebulosa, aglomerados, constelações e até mesmo uma galáxia muito evidente (a grande nuvem de Magalhães, perto do vulcão Chiliques). À frente é a caldeira de um vulcão inativo. Além disso, também é possível ver outros vulcões, alguns com seus picos contendo camadas de gelo”, escreveu Carlos sobre o primeiro registro.

Fotos da Nasa

A NASA acredita no potencial da fotografia para despertar o interesse em astronomia ao redor do mundo. Além da ‘Foto do Dia‘, a agência divulga diversas imagens em domínio público para divulgação do trabalho astronômico. A biblioteca de fotos da NASA tem acesso livre e gratuito online.

São registros incríveis e que revelam muito sobre a grandeza do universo. Um dos principais nomes da astrofotografia, Nicholas Buer, já fez centenas de cliques do espaço. Ele contou os revela os motivos pelos quais é apaixonado pela astrofotografia.

Porque a beleza nem sempre é conveniente”, afirmou Nicholas.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Reprodução/NASA Foto 2: Reprodução/Nasa


Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele cria incríveis miniaturas para fotografar com a Via Láctea ao fundo