Tecnologia

Hyundai pretende lançar serviço de táxi robô gratuito ainda este ano

29 • 10 • 2019 às 19:05 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Jornalista, escritor e músico, Vitor Paiva é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

Se o mais ambicioso futuro dos veículos parece mesmo estar nos carros voadores – que cada vez mais são anunciados como próximos de se tornar realidade – , outra revolução por vir nos meios de transporte está a dias de efetivamente ser posta em teste nas ruas. A Hyundai anunciou para o próximo dia 04 de novembro o início das atividades do BotRide, um serviço de táxi robô gratuito, que funcionará através de uma frota de veículos elétricos autônomos – sem a necessidade de motoristas presentes no carro.

A experiência começará na cidade de Irvine, na Califórnia, e surge para coroar o anunciado investimento da fabricante de automóveis sul-coreana de 35 bilhões de dólares no desenvolvimento de veículos autônomos e elétricos nos próximos anos. O BotRide é uma parceria da Hyundai com a startup AV Pony.ai e o serviço de caronas Via – para que assim os clientes possam chamar um carro autônomo através de um aplicativo de smartphone.

Nesse período de testes em Irvine, porém, os carros não estarão efetivamente sem nenhum motorista: um funcionário de segurança estará atrás do volante, assim como um engenheiro no banco do passageiro. Inicialmente as corridas estarão restritas a uma parte da cidade, de maiores interesses residenciais, institucionais e comerciais.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness