Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Imagine a dimensão de um iceberg maior que a cidade de São Paulo. Agora, pense nos efeitos provocados pelo desprendimento da plataforma de gelo com área de 1.636 km².
– Icebergs se partindo e planetas ‘falando’… Vídeo compila os sons do universo
D28, este é o nome do maior bloco produzido na Antártida em 50 anos. O iceberg de 315 bilhões de toneladas acaba de se soltar da plataforma de gelo Amery – terceira maior do continente gelado e que não via um fenômeno como esse desde a década de 1960.
Cientistas monitoram iceberg gigante
O desprendimento, como mostra reportagem da BBC, gerou preocupação, já que o iceberg pode se tornar uma ameaça ao transporte marítimo do canal de escoamento para o leste do continente.
Por isso, diz a rede de notícias britânica, os passos da D28 estão sob constante monitoramento. Embora assuste leigos, os cientistas já esperavam o fenômeno, que segundo eles não possui ligação com eventos climáticos.
Para melhor compreensão, o evento pode ser descrito como a extração de um dente. Amery é conhecido como o ‘Dente Mole’ entre a comunidade científica pela semelhança com um…dente de leite.
“É um molar quando comparado a um dente de leite”, disse à BBC a professora Helen Fricker, da Scripps Intitution of Oceanography. Ela, que tinha previsto que o descolamento aconteceria em algum período entre 2010 e 2015, se mostra empolgada.
O iceberg é maior que a cidade de São Paulo
“Embora haja muito com o que se preocupar na Antártida, ainda não há motivo de alarde em relação a essa plataforma de gelo em particular”, explicou.
– Internet parodia Greta Thunberg como estrela de death metal e ela se diverte com brincadeira
A desconexão com eventos climáticos não significa menos trabalho. Pelo contrário, há risco de desequilíbrio na plataforma de gelo, que pode apresentar rachaduras e instabilidade. Por isso, membros da Divisão Australiana da Antártida vão observar Amery com atenção.
A perda de icebergs é a forma como as correntes de gelo mantêm o equilíbrio diante do acúmulo de neve. Isso não quer dizer que constantes agressões ao meio amiente estejam totalmente descartadas.
Ao analisar outro descolamento de um bloco de gelo maior que o Distrito Federal, pesquisadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, fizeram um alerta.
A preocupação é com embarcações
Os membros do projeto ‘Midas’, explicaram que embora não aumente o nível do mar imediatamente, a perda de área das plataformas pode causar a separação de geleiras do continente rumo ao oceano. O que, num longo prazo, deve impactar no aumento do nível do mar.
Por hora, o perigo maior é para os marinheiros. Quando o iceberg se divide em vários pedaços, fica difícil ter uma noção exata de seu tamanho.
Publicidade
Tem gente que espera o ano todo para aproveitar Carnaval, mas em compensação, muitas pessoas querem se divertir bem...
As abelhas estão entre os animais mais ameaçados atualmente de desaparecer do planeta. Só no Brasil, recentemente...
O aparecimento de cobras exóticas em uma reserva ambiental se tornou caso de polícia em Rio Verde, na região...
Se você mora em São Paulo, já deve ter visto alguns coletes de salva vidas colocados em estátuas históricas da...
Uma das coisas que mais chamou a atenção dos estrangeiros que vieram ao Brasil para a Copa do Mundo foi a fartura na...
Há apenas 300 leões brancos no mundo. Um deles, no entanto, está a ponto de ser leiloado pelo governo sul-africano -...
A população de tigres no Nepal triplicou nos últimos 13 anos, mas a boa notícia para o animal ameaçado de...
A Ovomaltine anunciou que finalmente a sua linha de achocolatado 'Flocos Crocantes' é vegana. Um dos...
Enquanto ao redor de todo o mundo os níveis de poluição caem devido ao isolamento social e a redução da atividade...