Tecnologia

Instagram anuncia app de mensagens. Mas nós queremos mais um chat na nossa vida?

por: Yuri Ferreira

O Instagram anunciou MAIS UM aplicativo de mensagens. O Threads funcionará  como o Messenger funciona para o Facebook. Em apps diferentes, o novo recurso terá como foco a sua lista de melhores amigos: suas principais funções serão mandar fotos ao estilo Snapchat, atualizar seu status – como no Twitter ou no falecido Orkut – e as mensagens para a lista verde do sua conta original.

O novo aplicativo do Instagram para chat com os melhores amigos

O aplicativo é bastante contestado por ser a continuação de uma ideia que já deu errado. Em 2017, a plataforma testou o Directs, um chat conectado ao Instagram que foi lançado em alguns países e flopou até ser fechado nesse ano. Outra questão que surgiu foi como o app pode, através de informações de geolocalização, atualizar seu status automaticamente. A Facebook não tem um histórico muito bom com privacidade de dados, né?

O debate sobre privacidade e sobre a utilidade do Threads vai ascendendo e ganhando força. Será que a gente precisa mais do que as DMs? Será que vai substituir o nosso tão querido Whatsapp – que é da mesma empresa? Se você quiser tentar, já pode baixar: o Threads já está pronto pra download para Android e iOS no Brasil.

Será que precisa?

Cê já parou pra pensar o quanto tempo você fica conectado? Facebook, Whatsapp, Twitter, Instagram, E-mail… tem muita coisa né? Será que mais um chat é necessário para estabelecer pontes ou será que a gente não tá deixando de dar atenção às nossas conexões pelo excesso de tudo? A avalanche de informações que a gente tá tendo mudou profundamente a nossa relação com as pessoas e talvez não seja mais um chat que vá fazer a gente lidar bem com tudo isso.

Inclusive, se você acha que tá precisando dar uma desconectada, talvez isso te faça bem. O Fear of Missing Out (FoMO), em português algo como “Medo de estar perdendo algo”, é uma angústia comum a milhões de pessoas. Sabe aquela sensação estranha que dá quando você tá sem bateria mesmo que nada importante esteja acontecendo? Se você se identificou, talvez esteja com a “Nomofobia”, o medo de estar sem seu celular.

O uso intensivo de celulares pode causar vício

Todo o debate acerca da nossa dependência de mídias sociais leva para uma outra questão: como reduzir o seu uso ou ao menos deixar a nossa relação com a internet um pouco mais saudável e menos agonizante?

Como escapar

Desde um celular programado somente para fazer e receber ligações (veja que irônico!), até uma cabana no meio do mato para se isolar da tecnologia, muitas vezes esses caminhos podem parecer muito radicais e nem terem tanta eficácia, afinal, muita gente depende da tecnologia para trabalhar ou pra manter contato com a família. Infelizmente, nossa vida já está costurada com a tecnologia.

Mas ainda assim é importante ter autocontrole e claro, pensar sobre a nossa saúde mental e psicológica. Tem muita coisa que pode dar uma ajuda: desde livros que podem te ajudar a manter a cabeça boa até mesmo deixar o celular no bolso enquanto está conversando com aquele amigo que você não vê faz anos. Por isso, é sempre bom ficar de olho em dicas para reduzir a sua presença digital.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Divulgação/Instagram Foto 2: Reprodução/Pexels


Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Menina de 4 anos faz cirurgia nos olhos devido a uso excessivo do celular