Ciência

Introvertidos e extrovertidos reconhecem rostos de formas distintas, segundo estudo

09 • 10 • 2019 às 18:57
Atualizada em 10 • 10 • 2019 às 12:51
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Jornalista, escritor e músico, Vitor Paiva é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

Quem é verdadeiramente introvertido carrega consigo, especialmente em situações sociais, a clara impressão de que enxerga o mundo, e principalmente as pessoas, de maneira diferente. Um estudo recente do National Library of Medicine – National Institutes of Health, porém, sugere que tal sensação é mais do que uma mera impressão – e que efetivamente os tímidos apreendem rostos de forma radicalmente diferente aos extrovertidos, no que diz respeito ao registro, reconhecimento e lembrança das faces.

Há, segundo consta, dois extremos no reconhecimento de rostos: os “super-reconhecedores”, capazes de recordar os semblantes mesmo após rápidos encontros, e os que sofrem de “Prosopagnosia”, ou a incapacidade de reconhecer faces – também conhecida como “cegueira para feições”. O estudo do instituto de saúde dos Estados Unidos analisou 20 pessoas profundamente extrovertidas e 23 participantes profundamente introvertidos, para descobrir que os extrovertidos possuem uma capacidade muito mais elevada de reconhecer rostos do que os introvertidos.

O estudo partiu de rostos famosos, no qual os participantes tinham de apontar quem era quem. Além disso, foi pedido que as pessoas rostos de estranhos, e descobrir quais imagens pertenciam às mesmas pessoas. De modo geral, os extrovertidos obtiveram melhores resultados em todos os testes.

O trabalho dos pesquisadores norte-americanos não deixa claro, porém, a ordem dos fatores na descoberta: quem é extrovertido possui maior capacidade de reconhecimento, ou essa maior capacidade ajuda que pessoas se tornem mais extrovertidas ao longo da vida? A resposta possivelmente aponte para os dois fatores, mas novas pesquisas já estão sendo desenvolvidas a fim de aprofundar tais questões.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness