Sustentabilidade

Jane Fonda, de 81 anos, é presa DE NOVO em protesto contra aquecimento global

por: Yuri Ferreira

Jane Fonda, ícone de Hollywood, foi presa pela segunda na vez na segunda semana de um protesto contra o aquecimento global. Realizado em frente ao Capitólio, em Washington D.C., o protesto foi contido pela polícia parlamentar do Congresso Americano. E, terminou com a atriz detida.

Será que Jane se abalou pela prisão?

Na semana anterior, Fonda foi detida em protesto similar no mesmo local. A campanha por um novo acordo ambiental no congresso norte-americano é a principal pauta das manifestações. No último protesto, Jane estava acompanha de Sam Witherson, seu companheiro de telinhas na série da Netflix ‘Grace and Frankie’. O astro também foi preso durante a mobilização.

Segundo a Polícia do Capitólio, Fonda e os outros que foram presos no protesto estavam cometendo “aglomeração, obstrução e importunação”. Essa foi a alegação das forças policiais em ambos os casos.

“Não posso mais ficar quieta e permitir que nossos funcionários eleitos ignorem — e pior ainda – encorajem as indústrias que estão destruindo nosso planeta por lucro. Não podemos continuar apoiando isso. Eu estarei no Capitólio todas as sextas-feiras, faça chuva ou faça sol”, disse a atriz em seu blog recentemente.

Jane ativista

A primeira prisão de Jane Fonda foi nos anos 70.  A atriz desde sempre foi uma militante pelos direitos sociais e sua primeira detenção aconteceu durante manifestações contra a Guerra do Vietnã. Quem ordenou que a atriz fosse para a prisão foi o próprio presidente americano Richard Nixon, que depois sofreria com o escândalo de Watergate.

Com uma carreira muito bem sucedida e duas estatuetas do ‘Oscar’, a atriz sempre esteve consciente sobre a sociedade. Em abril desse ano, Jane foi capa da VOGUE Britânica, exibindo sua beleza e mostrando que idade não importa.

“Demora muito tempo para se tornar jovem”, disse a atriz para a revista, que fez uma edição especial para mulheres com mais de 50 anos.

“Eu usarei meu corpo, que é relativamente famoso e popular agora por causa da série  [Grace and Frankie] e irei à Washington toda sexta-feira para me manifestar”, adicionou Fonda. “Nós iremos nos engajar na desobediência civil e seremos presos toda sexta”.

Publicidade

Foto: Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @yurifen.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estas estudantes criaram um papel reciclável que vira planta depois de molhado