Sustentabilidade

Lar Mar vai transformar bitucas de cigarro recolhidas em SP em pranchas de surf

03 • 10 • 2019 às 17:59 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Competindo com os canudos e sacos plásticos como as piores poluentes dos mares, as bitucas de cigarro ganharam uma utilidade pelas mãos da Lar Mar: servir como matéria-prima para pranchas de surfe sustentáveis. As bitucas são recolhidas no próprio local, e a cada três mil o shaper Neco Carbone pode construir uma nova prancha. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas parem de jogar bitucas no chão. Nossos clientes aceitaram a ação de uma forma incrível. Em apenas um final de semana, já conseguimos reunir mais de mil bitucas”, afirma Felipe Árias, fundador da Lar Mar.

As pranchas não serão vendidas, mas sim doadas para escolinhas de surfe para crianças carentes nas cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. O recolhimento de bitucas será permanente no Lar Mar, uma local no bairro de Pinheiros, em São Paulo, que mistura loja de surfwear, restaurante, co-working, bar e shows eventuais. A praia é parte fundamental do espírito do local, que possui até mesmo um ponto de relax com cadeiras, rede e até mesmo areia da praia no chão.

A inspiração para a iniciativa de transformar cigarros em pranchas veio do projeto “Cigarette Board”, do designer estadunidense Taylor Lane, que conquistou diversos prêmios de sustentabilidade ao construir a primeira prancha de surfe utilizando o material como base. O teste dessa prancha foi luxuoso: ninguém menos que o cantor, compositor – e surfista – Jack Johnson foi o primeiro a pegar uma onda com uma prancha feita a partir de 4 mil bitucas recolhidas nas praias da Califórnia, e as fotos que ilustram essa matéria são desse projeto.

Quem quiser oferecer matéria-prima para a próxima prancha doada a uma escolinha de surfe do litoral paulista, O bar Lar Mar fica na rua João Moura, 613 e é possível despejar as bitucas de cigarro de quarta a domingo.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness