Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma jovem de 14 anos morreu depois que o celular, que estava carregando, explodiu enquanto ela dormia. Segundo perícia da polícia, Alua Asetkyzy Abzalbek, moradora de Bastobe, no Cazaquistão, foi vítima de uma sobrecarga energética que causou a explosão. Os amigos e familiares de Alua se referiram ao evento como um “trágico incidente“.
A jovem cazaque morreu enquanto dormia após seu aparelho celular explodir
A marca do telefone não foi divulgada pela perícia nem pela imprensa. A repercussão do caso levanta debate sobre incidentes e segurança de smartphones. O episódio com Alua não é o primeiro e provavelmente não será o último acidente envolvendo o celular e a segurança dos usuários.
– Samsung lança o primeiro smartphone dobrável. Mas as críticas não são as melhores
Em 2018, Uma Oram, de 18 anos, também morreu depois do aparelho – que também estava carregando – explodir no momento em que o jovem mexia no smartphone. Um estudante de 16 anos no Ceará – que morreu enquanto usava o telefone carregando – ressalta ainda mais o perigo. Matriculado no 2º ano do ensino médio, Iago Aguiar estava na sala de aula quando tomou um choque elétrico fatal.
Iago faleceu ao mexer em seu celular que estava ligado na tomada
Em junho, na cidade de Nova Alvorada do Sul (MS), um iPhone 5s pegou fogo enquanto era carregado. O aparelho danificou o colchão de Kelly Cristina e quase causou um incêndio.
“Meu celular estava carregando na cama perto de mim, porque preciso ouvir o despertador de manhã. Coloquei ele para carregar à noite e acordei de madrugada com o telefone pegando fogo, o colchão e os lençóis já tomados por chamas. Consegui abrir a porta, abafar o telefone e apagar o fogo”, relatou a dona do celular.
Segundo empresas de tecnologia, a melhor maneira de se proteger desse tipo de incidente é utilizar cabos originais de carregamento fornecidos pelas montadoras. Produtos falsificados podem gerar curto-circuitos e superaquecimento.
É importante tomar cuidados ao carregar o seu smartphone
Além disso, é importante deixar o celular em ambiente ventilado. Temperaturas acima de 35ºC, incidência direta de luz do sol e alta pressão atmosférica podem acabar prejudicando o aparelho e causando combustão. Outra dica importante para evitar o superaquecimento é evitar o uso do aparelho enquanto ele estiver conectado ao carregador.
Entretanto, a maioria dos celulares tem dispositivos de segurança. “Se o celular estiver com a carga cheia, mas continuar na tomada, pode ocorrer uma falha. Mas a maioria dos dispositivos originais têm proteção contra isso”, disse Luiz Kretly, professor de microeletrônica da UNICAMP.
Leia também: Este é o ranking das marcas mais sustentáveis na fabricação de smartphones
Publicidade
Na manhã da última quarta-feira (25), um ônibus com 50 pessoas sofreu um grave acidente em Taguaí, cidade próxima...
A curiosidade em torno da primeira-dama Michelle Bolsonaro por parte de alguns veículos de comunicação se...
“Pançuda, baleia”, são algumas das falas um seriado que nem estreou no Brasil, mas já está deixando muita gente...
Está circulando nas redes sociais o vídeo de duas meninas, aparentemente amigas, se divertindo em uma festa. Enquanto...
Driely Meanda acordou assustada no último domingo (22) ao descobrir que uma marca de roupas do Vietnã tinha postado,...
Em março deste ano, o último rinoceronte-branco macho da terra foi morto no Quênia. Com isso, a única esperança...
Uma embarcação de cerca de 20 metros de comprimento, sem registros identificados, amanhece misteriosamente em uma...
O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa pediu na última semana aos países mais ricos do mundo que parem de...
Olhando o copo meio cheio, dá pra ter certeza que as eleições de 2018 trouxeram boas novidades ao sistema político...