Debate

Menina morre enquanto dormia após explosão de smartphone; entenda riscos

por: Yuri Ferreira

Uma jovem de 14 anos morreu depois que o celular, que estava carregando, explodiu enquanto ela dormia. Segundo perícia da polícia, Alua Asetkyzy Abzalbek, moradora de Bastobe, no Cazaquistão, foi vítima de uma sobrecarga energética que causou a explosão. Os amigos e familiares de Alua se referiram ao evento como um “trágico incidente“.

A jovem cazaque morreu enquanto dormia após seu aparelho celular explodir

A marca do telefone não foi divulgada pela perícia nem pela imprensa. A repercussão do caso levanta debate sobre incidentes e segurança de smartphones. O episódio com Alua não é o primeiro e provavelmente não será o último acidente envolvendo o celular e a segurança dos usuários.

Samsung lança o primeiro smartphone dobrável. Mas as críticas não são as melhores

Outros casos

Em 2018, Uma Oram, de 18 anos, também morreu depois do aparelho – que também estava carregando – explodir no momento em que o jovem mexia no smartphoneUm estudante de 16 anos no Ceará – que morreu enquanto usava o telefone carregando – ressalta ainda mais o perigo. Matriculado no 2º ano do ensino médio, Iago Aguiar estava na sala de aula quando tomou um choque elétrico fatal.

Iago faleceu ao mexer em seu celular que estava ligado na tomada

Em junho, na cidade de Nova Alvorada do Sul (MS), um iPhone 5s pegou fogo enquanto era carregado. O aparelho danificou o colchão de Kelly Cristina e quase causou um incêndio.

“Meu celular estava carregando na cama perto de mim, porque preciso ouvir o despertador de manhã. Coloquei ele para carregar à noite e acordei de madrugada com o telefone pegando fogo, o colchão e os lençóis já tomados por chamas. Consegui abrir a porta, abafar o telefone e apagar o fogo”, relatou  a dona do celular.

Como se proteger

Segundo empresas de tecnologia, a melhor maneira de se proteger desse tipo de incidente é utilizar cabos originais de carregamento fornecidos pelas montadoras. Produtos falsificados podem gerar curto-circuitos e superaquecimento.

É importante tomar cuidados ao carregar o seu smartphone

Além disso, é importante deixar o celular em ambiente ventilado. Temperaturas acima de 35ºC, incidência direta de luz do sol e alta pressão atmosférica podem acabar prejudicando o aparelho e causando combustão. Outra dica importante para evitar o superaquecimento é evitar o uso do aparelho enquanto ele estiver conectado ao carregador.

Entretanto, a maioria dos celulares tem dispositivos de segurança. “Se o celular estiver com a carga cheia, mas continuar na tomada, pode ocorrer uma falha. Mas a maioria dos dispositivos originais têm proteção contra isso”, disse Luiz Kretly, professor de microeletrônica da UNICAMP.

Leia também: Este é o ranking das marcas mais sustentáveis na fabricação de smartphones

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Instagram/foto 2: Pixabay/foto 3: Pixabay


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.


X
Próxima notícia Hypeness:
Taxas de mortalidade por câncer de pulmão têm redução acentuada a cada ano devido a novos tratamentos