Sustentabilidade

Mergulhador convence polvo bebê a trocar copo descartável por concha e vídeo viraliza

por: Redação Hypeness

A quantidade de lixo plástico nos mares é preocupante e impacta a vida marinha de uma forma sem precedentes. Por isso, é importante que todo mundo faça a sua parte, reciclando, reduzindo, reutilizando e tirando plásticos e outras embalagens da natureza.

Foi o que um mergulhador na Indonésia fez e o vídeo que mostra essa ação viralizou ao revelar como os animais sofrem com a poluição causada pelo homem na Terra. Inclusive, segundo o profissional, não é a primeira vez que ele se depara com essa situação.

— Você sabia que os sacos plásticos foram criados pra salvar o planeta?

O pequeno polvo analisa a concha

Pall Sigurdsson convenceu um pequeno polvo a trocar o copo de plástico onde se abrigava por uma concha. No vídeo, o mergulhador oferece algumas opções de conchas ao animal, que se agarra a uma delas e, mesmo indicando desconfiança, abandona o copo.

“Eles são animais espertos e usam o ambiente a seu favor. E o lixo agora é parte permanente do ambiente deles. No entanto, com seus tentáculos macios, o polvo não sabia que o copo não oferecia qualquer proteção. Em um ambiente competitivo como o oceano, este copo era uma sentença de morte garantida”, disse o mergulhador ao site Bored Panda.

Ele insistiu na troca com o polvo por um bom tempo, até convencê-lo de que a casinha de concha era melhor. Segundo Sigurdsson, o trabalho foi tão difícil que ele e os colegas quase ficaram sem oxigênio, pois o tempo de mergulho foi quase que exclusivamente para o resgate do pequeno polvo.

— Ambev lança 1ª água de lata do Brasil mirando redução de resíduos plásticos

Apenas 14% do plástico do mundo é coletado para reciclagem, segundo pesquisas. A taxa de reutilização é bem menor em comparação com outros materiais, afinal 58% de papel e até 90% de ferro e aço são reciclados. Pesquisas mostram também que haverá mais plástico do que peixes por peso nos oceanos do mundo até 2050.

Confira o vídeo do pequeno polvo abandonando o copo de plástico e se abrigando em uma concha, com a ajuda de um mergulhador:

Publicidade

Foto: Reprodução/Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura