Arte

Mostra imersiva de Leonardo Da Vinci abre as portas do MIS Experience em SP

31 • 10 • 2019 às 14:21
Atualizada em 03 • 11 • 2019 às 22:28
Brunella Nunes
Brunella Nunes Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Depois que a tecnologia chegou aos espaços culturais, tudo mudou. E não estou falando apenas dos vídeos e selfies com os smartphones. Na mostra imersiva de Leonardo Da Vinci, em cartaz no MIS Experience, o mais novo museu de São Paulo, acompanhamos todo o legado do artista a partir de recursos visuais mais aprimorados, ampliando as formas de como a arte pode ser vista por diversos públicos.

A nova unidade do Museu da Imagem e do Som, responsável por exposições de grande sucesso, como de David Bowie e Stanley Kubrik, coloca o Brasil como pioneiro na modalidade de “imersão” em toda a América Latina. Aberta a partir do dia 2 de novembro, galeria usufrui das antigas instalações da marcenaria da TV Cultura, parceira da iniciativa e vizinha do local, visto que seus estúdios ficam a poucos metros do galpão no bairro Água Branca, Zona Oeste da capital. Verificamos que poderíamos fazer aqui um espaço que misturasse arte e tecnologia, que permitisse que as pessoas pudessem ver a arte de uma outra maneira; que pudessem entrar, sentir e viver a obra, explicou o diretor geral do MIS, Marcos Mendonça, comparando o ambiente imersivo a um aquário, porém “visto por dentro”.

Luzes, sons e equipamentos de última geração entram em cena para proporcionar aos visitantes uma viagem sensorial, inicialmente com Da Vinci. A verba de R$ 8,5 milhões para a construção do museu veio da iniciativa privada. Ao ser questionado sobre os recentes cortes de verba na área cultural do país, o atual governador de São Paulo, João Doria Jr., procurou garantir a sequência aos investimentos na área, indo na contramão do que propõe o atual presidente, Jair Bolsonaro. Cultura é prioridade no estado. Agregamos junto à iniciativa privada novos valores ao setor de forma criativa, transformadora e inteligente. Alguns exemplos já foram dados em 10 meses de governo. Vamos seguir dentro desse ritmo em diferentes áreas culturais e constituímos um conselho para tratar do assunto. Pretendemos manter a nossa visão da cultura de forma liberal, construtiva e plural em São Paulo”, declarou.

O espaço expositivo alinha inovação e interatividade para proporcionar experiências multissensoriais em 18 áreas temáticas, incluindo animações gráficas de alta definição, música, máquinas e esboços anatômicos que contam a trajetória do italiano multifacetado que foi Da Vinci. Além de ser o autor de grandes pinturas renascentista, como ‘Mona Lisa’ e ‘O Nascimento de Vênus’, ele também foi inventor, cientista, engenheiro, escultor, arquiteto, biólogo e músico.

Relembre aqui a mostra de Da Vinci que SP recebeu em 2014

Criada pela empresa australiana Grande Exhibitions já com o intuito de ser transportada e exportada, a mostra ‘Leonardo Da Vinci – 500 anos de um gênio‘ se autointitula como a mais completa sobre sua vida e obra. Pelos ambientes da montagem, que é bem informativa, encontramos curiosidades interessantes, como por exemplo a existência dos códices, manuscritos em forma de livro, que reúnem anotações técnicas e científicas do artistas, espalhadas em pelo menos 6 mil páginas.

O diretor executivo da exposição, Bruce Peterson, destacou durante a abertura do MIS Experience algumas particularidades do artista, que até hoje vem sendo decifrado. “Passei 12 meses na Itália com um especialista no assunto. Descobri que Da Vinci tinha a escrita ‘espelhada’, da direita para a esquerda, elaborada num dialeto antigo de Florença e com muita taquigrafia. Ele estava, de certa maneira em sua produção, já pensando em formas de sinalização de direito autoral. Mas muitas das criações ficaram só na imaginação, ele não chegou a fazê-las.

É possível encontrar esboços de ‘A Batalha de Anghiari’, painéis interativos de ‘Homem Vitruviano’, invenções como uma impressionante roupa de mergulho, feita em couro à prova d’água, e um piano portátil, que poderia ser acoplado na cintura. Uma bancada reúne várias réplicas interativas dos maquinários, oferecendo a chande do público observá-las em funcionamento. No meio de toda essa salada de ideias fantásticas surgem até mesmo figurinos, trajes e máscaras para festas que ele chegou a fazer.

Entre os quadros expostos, podemos conhecer mais afundo a história por trás de ‘La Bella Principessa‘ (acima), que chegou a ser vendida como peça alemã por US$ 20 mil num leilão novaiorquino no final do século 19. Uma década depois e alguns estudos de impressão digital deixadas na tela revelaram que tratava-se de um legítimo trabalho Da Vinciano, o que aumentou o valor estimado para 200 milhões de euros.

o retrato de Mona Lisa ganha inúmeras reproduções, interpretações e teorias a partir de análises minuciosas colocadas pelas paredes. Rodeada de mistérios, a pintura que move multidões até o Museu do Louvre, em Paris, aparentemente não representa Lisa Gherardini, conforme consta nas histórias. Há três camadas de tinta em cima da pintura original. Ou seja, Da Vinci foi modificando o desenho e tudo indica que continuamos sem saber quem é a mulher retratada.

O misterioso rosto e enigmático sorriso de Mona Lisa surge novamente nas projeções da sala imersiva, que é de um encantamento bem peculiar. Paredes enormes com imagens em constante movimento nos dão a sensação de entrar na mente pulsante de um gênio. É um recurso um tanto lúdico, que emociona, aguça a imaginação e faz marmanjo parecer criança. Entre fatos e obras icônicas, caminhamos ao redor do espaço como estivéssemos num sonho. Mas o que acontece é o oposto a dormir. Ali despertamos para as infinitas vidas e camadas de uma só pessoa, que nunca coube apenas nas paredes; extrapola tempo e espaço dentro da eternidade. A  própria existência foi sua melhor invenção.

Área imersiva passa inúmeros trabalhos do gênio renascentista

O piano portátil inventado por Da Vinci

Serviço:

‘Leonardo Da Vinci – 500 anos de um gênio’ | de 02.11.19 a 01.03.20 @ MIS Experience
Rua Vladimir Herzog, 75 – Água Branca – São Paulo/SP
Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
Ingressos: de quarta a sexta, R$ 30; aos sábados, domingos e feriados, R$ 40; Meia entrada para estudantes e acima de 60 anos. Entrada gratuita para todes às terças-feiras.

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Fotos na matéria: Brunella Nunes

Fotos em destaque: divulgação/Grande Exhibitions


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