Ciência

NASA anuncia 1ª missão espacial 100% feminina que acontece neste mês

por: Yuri Ferreira

A NASA, agência aeroespacial do governo americano, anunciou que fará a primeira missão ao espaço com tripulação composta só por mulheres. A caminhada espacial contará com duas tripulantes: Cristhina Koch e Jessica Meiers.

Christina Koch e Jessica Meiers partirão da ISS no dia 21 de outubro

Em março desse ano aconteceria a primeira viagem no espaço com duas tripulantes femininas. Porém a missão foi cancelada antes da partida porque, segundo a agência, não haviam trajes espaciais suficientes para as duas astronautas. Dessa vez, parece que vai dar certo mesmo: as astronautas partirão no dia 21 de outubro para caminhar pelo espaço sideral.

As caminhadas espaciais partem da Estação Espacial Internacional (ISS) em direção ao vácuo.  Ao chegar na ISS, Jessica agradeceu pela oportunidade: “É assim que você se sente quando, além de realizar o seu sonho de infância chegando à Estação Espacial, você é recebido por seus irmãos e irmãs Astro do outro lado”.

Mulheres no espaço

A crescente luta pela representatividade das mulheres tem rendido cada vez mais frutos e isso se reflete no espaço também. Apesar do deslize machista de março, quando as astronautas ficaram sem trajes espaciais para fazer a primeira jornada com tripulação 100% feminina, a NASA tem criado vários projetos para aumentar a representação de gênero em suas naves espaciais.

A primeira expedição à Lua com uma mulher será feita em 2024, e contará com um homem e uma astronauta do sexo feminino. A agência espacial estadunidense não batizou a missão de Artemis à toa: trata-se da deusa grega da Lua. Encabeçada por Donald Trump, que deseja voltar à Lua o mais rápido possível, a jornada custará 1,6 bilhão de dólares. Entretanto, a expedição ainda não definiu quem será a tripulante que repetirá o feito da Apollo 11.

Alyssa Carson se prepara para ir à Marte

A NASA também prepara uma jovem, Alyssa Carson, nascida em 2001, para ser a primeira pessoa a pisar em marte. Com intensivo treinamento para se tornar uma das principais astronautas do mundo, Alyssa será a prioridade da agência para a colonização do Planeta Vermelho. A viagem de Alyssa deve acontecer em 2033, quando a estiver com 32 anos.

“Eu achei o planeta tão legal”, ela disse. “Eu comecei a ver vídeos dos veículos pousando em Marte e filmando. Tinha um mapa gigantesco de Marte no meu quarto, e comecei a mexer com telescópios para poder ver o espaço”, comentou sobre sua paixão pelo planeta desde a infância.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Divulgação/NASA Foto 2: Reprodução/Instagram


Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Imagens mostram como pássaros enxergam o mundo em comparação com humanos