Debate

Antes de morrer, ex-locutor de rodeios Asa Branca se disse contra prática que lhe consagrou

por: Redação Hypeness

Waldemar Ruy dos Santos, mais conhecido como Asa Branca, faleceu na noite da última terça-feira (5) em decorrência de um câncer. Antes de morrer, em entrevista à revista Veja, o ex-locutor de rodeios denunciou a crueldade animal envolvida na prática.

Asa Branca ficou conhecido por ser o maior locutor de rodeios do país. No auge da carreira, seu salário mensal chegava a R$ 300 mil em cachês. Sua marca registrada era chegar de helicóptero bem no meio da arena.

Com a fama, veio também o vício em cocaína e um ritmo de vida alucinante, interrompido por sucessivos problemas de saúde.

Asa Branca conviveu com um câncer terminal. Portador de HIV, os médicos avaliaram que ele não conseguiria resistir às sessões de quimioterapia. Assim, aos 57 anos, resistiu o quanto foi possível sob cuidados paliativos, quando não há mais esperança de cura para o paciente e o tratamento visa apenas melhorar sua qualidade de vida.

Durante a reportagem, ele relata que um de seus maiores arrependimentos em vida foi contribuir com espetáculos que promoviam o sofrimento animal. Estou pagando toda a dor que causei e incentivei os outros a causar nos bichos dos rodeios, disse à revista.

Entre os desabafos, Asa Banca diz que chegou a amarrar arame farpado em pneus e jogá-los no pescoço de cavalos. Isso fazia com que os animais saltassem mais. Nessa época, um tombo fez com que quebrasse quatro costelas e tivesse seu pulmão perfurado.

Foi o pontapé para trocar de ramo: ao invés de peão, seria locutor. Durante a carreira, viu diversas crueldades, como peões que davam choques nos animais ou enrolavam arame em volta de seus genitais antes de entrar na arena para que os bichos pulassem mais. A prática rende melhores notas diante dos juízes.

Um vídeo realizado pela Veja, com participação da ativista Luisa Mell, e divulgado através do Youtube mostra sua reflexão sobre a questão. Dá o play!

Publicidade

Fotos: Reprodução/Veja


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Herdeira da Disney diz que ‘tinha vergonha do sobrenome’ ao falar de doação milionária