Se antes a região possuía uma altíssima taxa de desemprego, hoje a vila se orgulha de estar entre as 10 mais ricas da Indonésia. Com índice de desemprego quase inexistente, foi graças ao turismo consciente ao sucesso do lago no Instagram, que hoje a economia da cidade caminha a passos largos.

Tudo começou quando Junaedi Mulyono foi eleito prefeito da vila, em 2006. Ele começou levando estudantes de uma universidade próxima e pedindo que eles criassem um banco de dados dos problemas da vila, com uma lista de recursos potenciais e possíveis soluções. Com base nas informações oferecidas pelos alunos, Mulyono fundou uma empresa pertencente e pediu aos moradores locais que investissem nela, prometendo que colheriam as recompensas por muitos anos.

Enquanto muitos relutaram em aceitar suas ideias revolucionárias, cerca de 430 das 700 famílias se tornaram investidores, sendo que aqueles que não investiram no começo mudaram de idéia depois que o lago foi limpo e os turistas começaram a chegar. O resultado é que cada uma das famílias investidoras acumulou 5 milhões de rúpias e obteve retornos de 400.000 a 500.000 rúpias por mês, nos últimos 10 anos. A renda extra ajudou os habitantes locais a melhorar sua qualidade de vida e oferecer melhor educação aos filhos.

Além disso, a economia – basicamente toda construída em torno da popular lagoa, praticamente eliminou o desemprego. Hoje, conhecida como uma das atrações turísticas imperdíveis da Indonésia, o lago é um ímã para influenciadores do Instagram em busca de selfies arrasadoras. E, como as selfies subaquáticas são as mais populares entre os visitantes, os moradores da vila montaram todos os tipos de acessórios no fundo do lago, como motocicletas, bancos e até aparelhos de TV antigos, tudo isso para criar a selfie perfeita.

E o melhor de tudo é que a atração ainda possui sua própria conta no Instagram, com mais de 40 mil seguidores, onde as melhores fotos subaquáticas são exibidas. Definitivamente, suas selfies nunca mais serão as mesmas!





