Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Gabriela Glette
Localizado na região de Java Central – na Indonésia, o pequeno lago de Umbul Ponggok possui apenas 20 x 50 metros e uma água tão cristalina que chegamos a duvidar. Ele é continuamente alimentado com água fresca vindas 40 fontes diferentes e tornou-se o mais novo paraíso asiático das selfies. No entanto, sem sempre foi assim. Um belo exemplo de como o esforço conjunto das pessoas, somado com a imensa capacidade regenerativa da natureza podem transformar um lugar, há 15 anos Ponggok era uma vila pobre e obscura, e seu lago uma fossa poluída e suja, onde os moradores costumavam tomar banho e lavar suas roupas.
Tudo começou quando Junaedi Mulyono foi eleito prefeito da vila, em 2006. Ele começou levando estudantes de uma universidade próxima e pedindo que eles criassem um banco de dados dos problemas da vila, com uma lista de recursos potenciais e possíveis soluções. Com base nas informações oferecidas pelos alunos, Mulyono fundou uma empresa pertencente e pediu aos moradores locais que investissem nela, prometendo que colheriam as recompensas por muitos anos.
Enquanto muitos relutaram em aceitar suas ideias revolucionárias, cerca de 430 das 700 famílias se tornaram investidores, sendo que aqueles que não investiram no começo mudaram de idéia depois que o lago foi limpo e os turistas começaram a chegar. O resultado é que cada uma das famílias investidoras acumulou 5 milhões de rúpias e obteve retornos de 400.000 a 500.000 rúpias por mês, nos últimos 10 anos. A renda extra ajudou os habitantes locais a melhorar sua qualidade de vida e oferecer melhor educação aos filhos.
Além disso, a economia – basicamente toda construída em torno da popular lagoa, praticamente eliminou o desemprego. Hoje, conhecida como uma das atrações turísticas imperdíveis da Indonésia, o lago é um ímã para influenciadores do Instagram em busca de selfies arrasadoras. E, como as selfies subaquáticas são as mais populares entre os visitantes, os moradores da vila montaram todos os tipos de acessórios no fundo do lago, como motocicletas, bancos e até aparelhos de TV antigos, tudo isso para criar a selfie perfeita.
E o melhor de tudo é que a atração ainda possui sua própria conta no Instagram, com mais de 40 mil seguidores, onde as melhores fotos subaquáticas são exibidas. Definitivamente, suas selfies nunca mais serão as mesmas!
Publicidade
Craig Hubbard e Lauren Winslow-Llewellyn juntaram 5 mil libras e decidiram sair em uma volta ao mundo sem data para...
São mais de 100 metros de tela contendo 105 obras criadas por 130 artistas. O projeto, chamado de...
Mais uma daquelas matérias que dá vontade de saltar da cadeira e sair correndo pelo mundo (essa teve o mesmo efeito)....
Jaque Barbosa e Eme Viegas, criadores dos sites Hypeness e Casal Sem Vergonha, deixam a selva de pedra para dar início...
Esquecer de levar um livro para ler durante a viagem não será um problema se você ficar hospedado no The Literaty...
Pode ser que você nem goste e torça o nariz para elas, mas convenhamos, as saladas são sempre pratos muito bonitos....
No sul da França, está a região da Provence, sem dúvida um dos lugares mais lindos e contemplativos do mundo...
Normalmente, costumamos colocar um bocado de obstáculos no nosso próprio caminho, o que acaba adiando os planos e...
Os pontos turísticos de cada cidade são sempre registrados da mesma forma, salvo algumas exceções, como o...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.