Debate

O que podemos aprender com o pedido de socorro do filho de Alex Escobar nas redes

Redação Hypeness - 02/10/2019 às 11:35

Alex Escobar, apresentador da TV Globo, teve sua relação exposta pelo próprio filho. Pedro, de 19 anos, usou as redes sociais para desabafar no que classificou como pedido de socorro. 

– Por que alguns pais estão optando por manter o gênero da criança em segredo após o nascimento

O jovem, que se diz depressivo, acusa o pai de não acreditar na existência da doença. Pedro revela ter pensado em se matar e que Alex Escobar ficou três meses sem falar com ele depois que se assumiu homossexual

“O meu pai é o apresentador do Globo Esporte, Alex Escobar, e depois de sofrer muitos abusos da parte dele, eu decidi expor e me manifestar. Eu tenho depressão há 5 anos. Desde que ele descobriu que eu era gay e passou três meses sem falar comigo. Depois disso as coisas só foram piorando mais”, diz. 

Alex Escobar e o filho, Pedro

E acrescenta, “em dezembro de 2017 eu tive uma tentativa de suicídio onde eu tomei uma grande quantidade de remédios e fiquei internado. Nesta ocasião, a única ação dele foi me dar uma bronca e dizer que sou um ingrato por fazer isso”. 

Na série de postagens no Twitter, Pedro disse que o pai “nunca paga pensão e que deveria pagar”. 

“O salário dele é de R$ 80 mil e, fazendo os cálculos, deveria dar R$5.300 (por dividir com minha irmã) por mês, até os 24 anos ou enquanto eu continuar estudando. Porém, no começo desse ano ele me mandou um áudio se recusando a me oferecer qualquer tipo de estudo. Eu tive uma discussão com a minha irmã, que também foi extremamente abusiva comigo durante toda a minha vida, e provavelmente ela foi falar com ele”. 

Os tuítes foram apagados na sequência. 

O outro lado 

Procurado pelo blog de Leo Dias, Alex Escobar se defendeu e negou as acusações do filho. “Estou sendo injustiçado. Pergunta para as pessoas que me conhecem, que convivem comigo. Nossa família”.

O apresentador da Globo nega as acusações do filho

O jornalista da Globo alega que os argumentos de Pedro são “totalmente mentirosos”. “Eu tenho a minha consciência muito limpa de que não sou o que ele descreve. Estamos todos muito tristes. É muito injusto”, complementa. 

Masculinidades e machismo

Delicado, o caso sublinha a necessidade de um diálogo amplo sobre saúde mental, masculinidades e machismo. Não nos cabe dizer quem está com a verdade. Contudo, a exposição de assuntos sensíveis como orientação sexual, relações familiares e depressão não contribuem para muita coisa. 

Mesmo assim, a insatisfação não é novidade e outros pais ‘famosos’ foram acusados de falhas na relação pelos próprios filhos. Assim como fez Pedro Escobar, Mayã Frota disse que Alexandre Frota não o reconheceu como filho. O deputado federal se defendeu e definiu o jovem de 19 anos como parte “dessa geração revoltadinha”. 

Filho de Edmundo, Alexandre fez documentário sobre abandono parental

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, teve torcida contra do próprio filho. Sem justificar, Erick lamentou a eleição do próprio pai nas redes sociais. “Um dia triste para a história do nosso estado e do nosso país”, postou no Instagram. 

Talvez a compreensão para a insatisfação de filhos de personalidades – um reflexo da realidade social do Brasil – esteja na fala de Alexandre Mortágua. O rapaz é fruto do relacionamento de Edmundo com Cristina Mortágua. 

Em entrevista ao Hypeness, o cineasta reclama da ausência de homens em debates sobre masculinidades, o que para ele tem relação direta com o machismo. O filho do ex-jogador de futebol canalizou a relação inócua com Edmundo na arte e o resultado é um documentário sobre abandono parental. 

“Eu não vejo homens dispostos a discutir masculinidade/paternidade com o mesmo afinco que discutem a descriminalização do aborto. Mas é uma discussão pop, né? Eu também acho um erro excluir essa discussão da política institucional mas isso são outros quinhentos. Minha esperança é essa geração mais nova (ainda) que eu. Boto muita fé neles”. 

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness