Criatividade

O surreal picolé de queijo que está despertando amor e asco na internet

por: Vitor Paiva

Diz a sabedoria popular que gosto não se discute. Outros sábios, porém, complementam tal decreto dizendo que gosto somente se lamenta. Não é ainda possível chegar a um diagnóstico sobre a nova mania lançada na cidade de St. Louis, nos EUA e que vem se tornando popular pela internet, mas a novidade é gastronicamente polêmica: um picolé de queijo. Não se trata, no entanto, de qualquer queijo, mas sim do Provel, um tipo de queijo exótico e, para dizer o mínimo, questionável.

O Provel é um queijo processado, típico da cidade e muito utilizado para pizzas, e sua receita combina cheddar, suíço e provolone, em resultado de textura pegajosa e gosto intenso. A transformação dessa tradição regional em picolé se deu pelas mãos da Poptimism by Whisk, empresa que desde 2012 produz sorvetes artesanais sempre apostando em sabores singulares – pepino com limão, torta de abóbora e até ruibarbo, uma hortaliça de caule grosso, já foram transformados em picolé.

O queijo provel em seus variados formatos

Transformar queijo em sorvete não é uma novidade, e pode ser algo delicioso. O estilo do queijo escolhido é que se tornou a questão, e o próprio post de apresentação do novo sabor admite a polêmica. “Apresentando seu novo picolé favorito – ou talvez o picolé que você vai menos gostar. De todo modo, você precisa provar”, diz o post. “Honestamente? É muito melhor do que você pensa”, diz. A receita inclui mel, e sugere que o resultado se parece com cheesecake. Justiça seja feita, é preciso provar uma iguaria criativa antes de se chegar a um veredito – mas a sugestão não é das mais atraentes. Quem provar o Provel em St. Louis que nos diga: cartas para a redação – ou melhor, aos comentários.

Publicidade

© fotos: divulgação/Instagram


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
5 maneiras de reduzir o lixo | Hack Hype