Fotografia

Os primeiros trabalhos de Martin Parr, fotógrafo britânico que revolucionou a fotografia documental

por: Gabriela Glette

Conhecido pelo satirismo e pelo caráter antropológico de suas fotografias, o britânico Martin Parr é um dos maiores nomes do fotojornalismo mundial. Membro da icônica Agência Magnum, desde 1994, se seu estilo e fotografias costumam ser bastante conhecidos, pouco se fala sobre o início da carreira do artista.

primeiras fotos martin parr 1

Lançado em outubro, o livro “Early Works”, co-publicado pela RRB Photobooks e pela Fundação Martin Parr, faz uma homenagem às primeiras fotografias documentais de Martin Parr. Se o fotógrafo britânico revolucionou a fotografia documental através de, entre outras coisas, seu trabalho na Inglaterra rural e observações humorísticas, “Early Works” apresenta principalmente fotos em preto e branco, tiradas entre 1970 e 1984.

primeiras fotos martin parr 2

O livro inclui fotos inéditas e imagens de séries iniciais como Os Não Conformistas, Mau Tempo e Um Dia Justo, bem como instantâneos menos conhecidos imortalizados na China e na Índia nos anos 1980. Uma verdadeira aula de fotojornalismo a quem se interessa pelo assunto.

primeiras fotos martin parr 3

Agência Magnum

Fundada pelo francês Henri Cartier Bresson e pelo húngaro Robert Capa, a Agência Magnum é uma cooperativa internacional de fotógrafos, com escritórios no mundo todo. Instituição única do gênero, a agência recentemente completou 70 anos de existência e continua a inspirar fotógrafos dos quatro cantos do mundo.

primeiras fotos martin parr 4

Acompanhando a evolução mundial da fotografia, o grande diferencial da Magnum é, utilizar o fotojornalismo para informar, mas sem esquecer do elemento artístico e bem trabalhado, presentes nas imagens.

primeiras fotos martin parr 5

primeiras fotos martin parr 6

primeiras fotos martin parr 7

primeiras fotos martin parr 8

primeiras fotos martin parr 9

primeiras fotos martin parr 9

Publicidade

Fotos: Fondation Martin Parr


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


X
Próxima notícia Hypeness:
As mais engraçadas fotos da vida selvagem de 2020 no Comedy Wildlife Photography Awards