Tecnologia

Pai e filho se unem e criam Lamborghini em impressora 3D

por: Vitor Paiva

É sabido que as impressoras 3D são atualmente capazes de “construir” de tudo – câmeras, casas, até mesmo corrigir deformações cranianas. As possibilidades dessa inovação tecnológica, porém, foram atualizadas por um físico estadunidense em parceria com seu filho. Inspirado em um game jogado pelo garoto, no qual ele dirigiu um Lamborghini modelo Aventador, a dupla decidiu “imprimir” o mesmo carro e monta-lo na vida real: mais precisamente, na garagem da casa. O cientista Sterling Backus aceitou o desafio de seu filho, Xander, de 11 anos, a partir do jogo Forza, do XBOX – e, sem sair de casa, começou a imprimir as peças do carro.

Sterling encontrou os modelos das peças do Aventador em uma comunidade online de design, e investiu 20 mil dólares (em torno de 81 mil reais no câmbio atual) para imprimi-las ao longo de 52 horas. Para montar de fato o carro, porém, pai e filho tiveram de usar um chassi de metal e um motor convencional – para que o carro efetivamente andasse com potência similar a uma Lamborghini real.

Vale lembrar que o carro de fato, em sua versão 2019, custa em torno de 450 mil dólares – equivalente a cerca de 1.872.990 milhão de reais.

Para que as peças, feitas de plástico, não se destruíssem com a ação do sol ou principalmente do calor gerado pelo motor V8, Backus encapsulou cada peça com fibra de carbono e uma camada de epóxi.

E ainda que o resultado final se pareça com um rascunho ou com um carro “manufaturado”, trata-se de um triunfo do design e das impressoras 3D – o carro, afinal, parece andar bastante bem, como mostra o vídeo abaixo. Só não se sabe ainda o que a própria Lamborghini achou da “homenagem”.

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Motorola confirma lançamento do V3…e com design antigo