Futuro

Primeiro carro voador deve ser lançado em 2025

por: Vitor Paiva

Com o avanço veloz das tecnologias, tornou-se banal anunciar que o futuro havia finalmente chegado – e poucos símbolos do nosso imaginário significam mais e melhor essa chegada do que o sonho, nutrido por filmes, livros e desenhos animados, do carro voador. A literal corrida por lançar o primeiro carro funcional e seguro a abandonar as pistas e ganhar os céus vem se dando de forma intensa, e alguns protótipos já ganharam o noticiário por testes bem-sucedidos – nenhum, porém, com o resultado que a empresa alemã Lilium acaba de anunciar: um carro que decola verticalmente e voa a 100 km/h, e que já atravessou com sucesso uma bateria de mais de 100 testes.

O Lilium Jet

Trata-se do Lilium Jet, um veículo com autonomia anunciada de 300 quilômetros, e capaz de alcançar até 300 km/h de velocidade – e o mais importante: totalmente elétrico, sem utilizar combustíveis fósseis ou outros poluentes. Em maio desse ano os testes com o carro voador pilotado remotamente mostravam somente voos curtos, com duração de segundos em distâncias igualmente pequenas.

No novo vídeo, porém, o Lilium Jet efetivamente voa, de forma estável e segura, decolando e pousando como num filme de ficção científica.

Segundo a empresa, os planos para lançar operações com passageiros seguem dentro do esperado: a ideia é que uma frota totalmente operacional esteja funcionando em 2025. O veículo é pilotado do solo, e funcionará como uma espécie de táxi aéreo, um uber voador capaz de transportar até 5 passageiros de uma vez – redimensionando tudo que pensávamos sobre transportes de pequenas e médias distâncias.

Não se sabe se essa será a última vez que esse anúncio será feito no que diz respeito aos carros voadores, mas o fato é que nunca pareceu tanto e com tanta clareza que aquele futuro com que sonhávamos finalmente chegou.

 

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Brasil tem 1º bebê registrado por meio de tecnologia blockchain; entenda