Inspiração

Primos que se davam por mortos se reencontram 75 anos após holocausto

por: Vitor Paiva

Se os terríveis efeitos de uma guerra seguem sendo sentidos pelos países envolvidos por anos e anos, o impacto de uma tragédia como o holocausto judeu na segunda guerra mundial é ainda medido através da vida das pessoas devastadas pelo horror – mesmo passados mais de sete décadas. Apesar desse sombrio passado, a história revelada recentemente traz um final feliz: dois primos que se reencontraram depois de terem se separado há 75 anos, durante o holocausto.

Morris Sana e Simon Mairowitz eram melhores amigos na Romênia até 1940 – quando suas infâncias e a história de suas famílias foram interrompidas pela presença nazista e a adesão do país ao eixo. As duas famílias fugiram de sua terra natal separadamente, e os primos não conheciam o paradeiro um do outro – ambos pensavam que o outro havia sido assassinado em um campo de concentração. Todos procuravam por sobreviventes, mas sem sucesso – Morris foi viver em Israel e Simon no Reino Unido, e o reencontro só foi possível por conta da internet, quando a sobrinha de Morris procurava por remanescentes de sua família – e encontrou a filha de Simon no Facebook. A cena foi filmada e levou todos às lágrimas, incluindo os dois primos e qualquer um que assista ao vídeo.

This is one of the most moving things I’ve ever seen and I’d love to share it with you.My mom recently found some of her long lost cousins on Facebook. To make a long story short…My grandfather couldn’t find his cousin and best friend after the Holocaust and was sure that he was killed at the concentration camps. He hasn’t seen or heard from his cousin in 75 years. We were able to arrange for the cousins to meet today. The war tore so many families apart and to bring them together in Israel is so magical.

Posted by Leetal Ofer on Saturday, September 21, 2019

Em 1941 a Romênia uniu-se às Forças do Eixo e tornou-se parte do bloco nazista até 1944, quando o governo de Ion Antonescu foi deposto. O comovente reencontro entre os primos separados pelo nazismo romeno aconteceu em Tel Aviv, Israel, e foi devidamente registrado em vídeo. Estima-se que 250 mil judeus e 25 mil ciganos tenham sido assassinados nas regiões orientais, e cerca de 120 mil judeus da Transilvânia tenham sido mortos nas mãos dos Húngaros.

Simon e Morris, porém, sobreviveram – e agora, com respectivos 85 e 87 anos, pretendem reconstruir a relação interrompida há tantos anos, e se encontrarem sempre que possível.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Família descobre que seu gato tinha vida dupla em outra casa, com outro nome e donos