Inspiração

Professor arrecada dinheiro para levar alunos pela 1ª vez ao cinema

por: Vitor Paiva

Se para alguns ir ao cinema é um programa frequente, um lazer recorrente para a diversão das horas vagas, para muitos trata-se de um sonho impossível – um presente muito desejado. E foi esse presente que um professor guatemalteco decidiu oferecer aos seus alunos no Dia das Crianças: levar a turma pela primeira vez a uma sessão de cinema.

O professor Edwin e seus alunos

Para realizar esse sonho das 26 crianças, o professor Edwin Linares, de uma escola na cidade de Chiquimula, na Guatemala, também precisou, no entanto, de ajuda – e recorreu à internet. A escola fica numa região rural, em uma comunidade que não tem luz elétrica e na qual as pessoas não possuem sequer uma TV em casa. O projeto começou com um post no Facebook, a fim de arrecadar fundos para o passeio, que aconteceria no dia 02 de outubro, já que no país o Dia das Crianças é celebrado no dia 01.

“Em 2 de outubro, queremos oferecer aos meus alunos uma experiência única com o apoio de um grupo de pessoas”, diz o post. “Se você deseja colaborar, pode patrocinar com 20,00 quetzales (valor equivalente a R$ 10,55) para pagar a entrada para o cinema ou o bilhete de ida e volta. Eles não têm TV, não podem assistir filmes. Você pode imaginar como eles ficariam felizes se tivessem a oportunidade de ver um em uma tela gigante? Se alguém quiser colaborar, pode me escrever via caixa de entrada. Agradecemos antecipadamente!”, escreveu Edwin.

A iniciativa acabou por comover muita gente pela internet, e o valor arrecadado superou a meta o suficiente para que a ida ao cinema fosse realizada em veículos especiais, com paradas em pontos turísticos, e ainda para outra experiência inédita: levar os alunos para jantarem em um restaurante. Para poder seguir lecionando, Edwin complementa seu orçamento mensal vendendo frutas – mas é na sala de aula que ele encontra sua vocação, e em seu trabalho a própria profissão de professor revela sua imensa nobreza.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jovem norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais para evitar suicídios