Sustentabilidade

Saquinhos de chá geram bilhões de microplásticos e você não precisa deles

06 • 10 • 2019 às 16:37 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Para quem ama a milenar arte do chá, basta a infusão de um saquinho em uma xícara de água quente para garantir momentos de prazer intenso, tranquilidade garantida, sabor especial – e bilhões de microplásticos em nosso organismo. Pode parecer exagero, mas é literalmente esse o número que uma nova pesquisa sugere: se os microplásticos estão presentes na água da torneira, nas garrafas de água, no sal, em alimentos, no ar que respiramos, eles também estão presentes nos saquinhos de chá, e eles são liberados aos montes quando colocamos os saquinhos na água quente.

A pesquisa foi realizada por pesquisadores da Universidade McGill, do Canadá, a partir de quatro marcas diferentes de chá embalados em saquinhos de plástico. Os sachês foram aquecidos sem as folhas secas do chá, a fim de não interferir no estudo – e o resultado assusta. Segundo o estudo, somente um saquinho imerso na água à temperatura de infusão é capaz de liberar 11,6 bilhões de partículas de microplásticos e 3,1 bilhões de nanoplásticos na água.

Os efeitos de tal realidade sobre a saúde humana ainda não é determinado, e precisa de novos estudos para ser determinado. Mas a pesquisa da Universidade McGill – liderada pela aluna de doutorado Laura Hernandez – analisou os efeitos dos microplásticos dos saquinhos de chá sobre um pequeno organismo aquático chamado Daphnia magna que, embora não tenha morrido, o microcrustáceo apresentou anomalias anatômicas e de comportamento.

Exemplos de chá a granel, utilizando infusores ou diretamente na água, como alternativas para os saquinhos

A pesquisa confirma a importância de comprar chá a granel ou solto na caixa, sem saquinho – melhorando o sabor e nos dando total clareza sobre o que de fato estamos ingerindo. O estudo foi publicado na revista Environmental Science & Technology.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness