Ciência

SUS será obrigado a fazer exame de câncer em 30 dias graças a nova PL aprovada

por: Redação Hypeness

O Senado aprovou na quarta-feira, 16, o projeto de lei que estabelece um prazo de 30 dias para que exames de diagnóstico de câncer sejam feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contados a partir do pedido médico.

De autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o projeto estabelece que o prazo valerá para exames necessários nos casos em que tumores cancerígenos (chamados de neoplasia maligna no jargão médico) sejam a principal hipótese do profissional de saúde. É preciso ter uma solicitação fundamentada do médico responsável para o prazo ser aplicado.

— Torcedor rifa ingresso da semifinal da libertadores para tratar cão com câncer

Cristo Redentor na campanha Outubro Rosa, para alertar sobre câncer de mama

O projeto de lei será incluído na Lei 12.732, de 2012, que assegura o início do tratamento contra o câncer (cirurgia, quimioterapia ou radioterapia) pelo sistema público em até 60 dias após o diagnóstico.

Dados do Ministério da Saúde, de 2016, dão conta que apenas 57% dos doentes iniciaram a terapia dentro do prazo de 60 dias. Os dados de mortalidade por câncer mais recentes afirmam que 107.470 homens e 90.228 mulheres morreram por ano pela doença em 2018.

“Casos mais avançados, mesmo que submetidos ao melhor e mais caro tratamento disponível, têm chance muito menor de cura ou de longa sobrevida, quando comparados aos casos detectados e tratados ainda no início. Em resumo, o momento da detecção do câncer impacta decisivamente a sua letalidade, ou seja, o percentual de pessoas acometidas que vêm a falecer por causa da doença”, disse para a Agência Brasil o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator da matéria.

Vencendo o câncer

Não entrar para as estatísticas fatais que o câncer provoca é um desafio, e quem o supera tem muitos motivos para comemorar. Foi o caso da apresentadora Ana Furtado, que celebrou o primeiro Outubro Rosa de sua vida após se curar do câncer.

Ela teve câncer de mama e foi diagnosticada em 2018. “Sou grata a vocês por tanto e pela fé que nos move. Hoje, no meu primeiro Outubro Rosa curada do câncer de mama, quero celebrar com vocês a VIDA. Ao longo dos últimos meses, compartilhei com vocês por aqui a #MinhaVitóriaRosa. Agora, quero ouvir as histórias de cura de vocês. Quero que possamos juntas inspirar e encorajar mais mulheres que estão hoje no caminho da vitória”, disse em post no Instagram.

View this post on Instagram

Ouvir e ler histórias de superação e cura sempre me fortaleceu ao longo do tratamento. Cada palavra de carinho e de otimismo era como um abraço apertado. Daqueles que encorajam, revigoram nossa fé e esperança. Quando a gente compartilha amor, afeto e generosidade, tudo isso se multiplica. Por mil. Sou grata a vocês por tanto e pela fé que nos move. Hoje, no meu primeiro Outubro Rosa curada do câncer de mama, quero celebrar com vocês a VIDA. Ao longo dos últimos meses, compartilhei com vocês por aqui a #MinhaVitóriaRosa. Agora, quero ouvir as histórias de cura de vocês. Quero que possamos juntas inspirar e encorajar mais mulheres que estão hoje no caminho da vitória. No caminho da cura! Compartilhe aqui nos comentários a sua história, ou poste no seu perfil. Pode ser um vídeo, uma foto, como preferir, usando a hashtag #MinhaVitóriaRosa e me marcando. Vamos juntas? 👊💗 #OutubroRosa

A post shared by Ana Furtado (@aanafurtado) on

Publicidade

Foto: Agência Brasil/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Alimentos nocivos ao meio ambiente também fazem mal à saúde humana, conclui estudo