Sustentabilidade

Vegano, Hamilton questiona emissões de carbono da F1 em entrevista ao UOL

por: Vitor Paiva

Maior piloto da atualidade e um dos maiores da história do esporte, o inglês Lewis Hamilton quer revolucionar a Fórmula 1 indo muito além de seus seis títulos mundiais e do recorde de vitórias no esporte que provavelmente baterá em breve – não através de seu resultado nas pistas, mas sim do impacto que elas provocam no mundo. Rei em um universo rico e glamoroso porém incrivelmente poluente, Hamilton não só é um militante vegano, dono de uma rede de hambúrgueres feitos a base de vegetais, como tem no meio-ambiente sua principal causa – e, conforme revelou em entrevista, pretende lutar para transformar a Fórmula 1 em um esporte mais sustentável e ecologicamente correto.

A entrevista foi concedida à repórter Julianne Cerasoli para o UOL Esporte, e trouxe esse outro lado do campeão. Segundo Hamilton, o compromisso começa em sua vida pessoal, na qual ele vem trabalhando para reduzir ao máximo sua própria emissão de carbono – a meta é zerar a emissão em sua vida quando parar de correr.

Pois justamente essa é hoje sua maior preocupação: o piloto inglês é campeão em um esporte que não só exige constantes e numerosas viagens de avião, como que também queima combustível fóssil em grande quantidade em sua própria prática.

Segundo o piloto, ele e sua equipe vêm conversando sobre como reduzir o impacto da Fórmula 1 sobre o meio-ambiente – como, por exemplo, deixando de utilizar material plástico, produzindo menos lixo e desenvolvendo planejamentos maiores pela redução de emissão de carbono e poluição de modo geral. Hamilton quer ser mais do que “somente” o piloto mais vitorioso da história da Mercedes: quer ser o nome que irá ajudar a levar a categoria e o esporte a uma conscientização ambiental radical – pela qual pretende trabalhar mesmo quando não mais estiver pilotando.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cães estão sendo treinados para salvar rinocerontes de caçadores na África do Sul