Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Mestres da camuflagem, o polvo aciona diversas células da superfície da pele para mudar de cor. No entanto, se eles realizam um verdadeiro espetáculo com o objetivo de confundir seus predadores naturais, a ciência acaba de descobrir que estes animais também podem mudar de cor enquanto sonham. Em vídeo publicado pela rede de televisão educativa PBS, vemos que a mudança de cor pode também ser provocada por outros sentimentos e, não apenas o medo ou o simples mecanismo de defesa.
O vídeo foi tirado do documentário Octopus: Making Contact, que estreou na PBS no dia 2 de outubro e apresenta David Scheel – professor da Alaska Pacific Universitym e Heidi, o polvo que ele criou. No documentário, Heidi demonstra suas habilidades em resolver quebra-cabeças, usar ferramentas e escapar por pequenos espaços. Ela também parece se comportar como um animal de estimação da família, enquanto aprende a reconhecer rostos e ficando excitada quando os humanos se aproximam de seu tanque.
Os polvos normalmente ativam seus mecanismos de camuflagem em resposta às mudanças nas condições ao seu redor. Então, este vídeo de um polvo em repouso significa que ele está sonhando com algo? Talvez. Embora a pesquisa sobre sono e sonho com cefalópodes tenha crescido bastante ao longo dos anos, ainda não há evidências suficientes para dizer com certeza se eles sonham da maneira que nós. Isto porque, ao contrário dos humanos, os polvos não têm um cérebro centralizado. Em vez disso, eles têm vários “cérebros” de neurônios que são distribuídos em seus membros.
Segundo David Scheel, o que a ciência sabe é que: “Muitos animais, e talvez todos os animais com sistema nervoso, precisam dormir. O sono foi observado, por exemplo, em duas espécies diferentes de água-viva, que obviamente não são peixes, mas animais invertebrados cnidários relacionados a corais e anêmonas”. Mais uma prova de que estes animais dormem é que, assim como nós, após um período de privação do sono, os polvos dormem mais para recuperar o atraso.
Sim, a natureza é mesmo incrível e se voê quiser se encantar com mais esta descoberta, assista o vídeo completo abaixo:
Publicidade
Nos livros e filmes de Harry Potter, o personagem Salazar Slytherin, um dos fundadores da escola de magia de Hogwarts,...
Um homem de 66 anos foi diagnosticado com amnésia global transitória depois de celebrar o aniversário de casamento....
Se a graça, o charme e, em português claro, a fofura de um filhote de zebra já são irresistíveis por si, como...
Desde sexta-feira (5), o Ministério da Saúde tem adotado a manobra de esconder os dados totais de casos e óbitos...
Desde 1677, quando a existência dos espermatozoides foi descoberta e vista pela primeira vez através de um...
Há dias, satélites no espaço têm acompanhado uma maça gigante e opaca, que encobre parte do Oceano Atlântico. Nas...
A maior planta do mundo foi descoberta recentemente por pesquisadores na Área de Patrimônio Mundial de Shark Bay, na...
O amor preservado na história: arqueólogos descobriram um casal abraçado há mais de 1500 anos nas profundezas da...
Uma parceria entre cientistas do Google e do laboratório Lichtman, da Universidade de Harvard, se lançaram a uma...