Ciência

Vídeo mostra polvo mudando de cor enquanto sonha; assista.

por: Gabriela Glette

Mestres da camuflagem, o polvo aciona diversas células da superfície da pele para mudar de cor. No entanto, se eles realizam um verdadeiro espetáculo com o objetivo de confundir seus predadores naturais, a ciência acaba de descobrir que estes animais também podem mudar de cor enquanto sonham. Em vídeo publicado pela rede de televisão educativa PBS, vemos que a mudança de cor pode também ser provocada por outros sentimentos e, não apenas o medo ou o simples mecanismo de defesa.

polvo muda de cor 1

O vídeo foi tirado do documentário Octopus: Making Contact, que estreou na PBS no dia 2 de outubro e apresenta David Scheel – professor da Alaska Pacific Universitym e Heidi, o polvo que ele criou. No documentário, Heidi demonstra suas habilidades em resolver quebra-cabeças, usar ferramentas e escapar por pequenos espaços. Ela também parece se comportar como um animal de estimação da família, enquanto aprende a reconhecer rostos e ficando excitada quando os humanos se aproximam de seu tanque.

polvo muda de cor 2

Os polvos normalmente ativam seus mecanismos de camuflagem em resposta às mudanças nas condições ao seu redor. Então, este vídeo de um polvo em repouso significa que ele está sonhando com algo? Talvez. Embora a pesquisa sobre sono e sonho com cefalópodes tenha crescido bastante ao longo dos anos, ainda não há evidências suficientes para dizer com certeza se eles sonham da maneira que nós. Isto porque, ao contrário dos humanos, os polvos não têm um cérebro centralizado. Em vez disso, eles têm vários “cérebros” de neurônios que são distribuídos em seus membros.

polvo muda de cor 3

Segundo David Scheel, o que a ciência sabe é que: Muitos animais, e talvez todos os animais com sistema nervoso, precisam dormir. O sono foi observado, por exemplo, em duas espécies diferentes de água-viva, que obviamente não são peixes, mas animais invertebrados cnidários relacionados a corais e anêmonas”. Mais uma prova de que estes animais dormem é que, assim como nós, após um período de privação do sono, os polvos dormem mais para recuperar o atraso.

polvo muda de cor 4

Sim, a natureza é mesmo incrível e se voê quiser se encantar com mais esta descoberta, assista o vídeo completo abaixo:

polvo muda de cor 5

polvo muda de cor 6

polvo muda de cor 7

polvo muda de cor 8

polvo muda de cor 9

Publicidade

Fotos: reprodução PBS


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como ela salvou a vida do marido infectado pela ‘pior bactéria do mundo’