Debate

Você sabia que os sacos plásticos foram criados pra salvar o planeta?

Gabriela Glette - 24/10/2019

Hoje considerados um dos grandes inimigos do planeta, os sacos plásticos outrora foram criados para salvar o planeta. No entanto, como muitas boas invenções, o ser humano acabou ‘perdendo a mão’ e começou a usá-lo de forma descontrolada. O resultado é que hoje o plástico está se acumulando em aterros, poluindo rios, mares e oceanos e chegou até ao nosso corpo também. Porém, nem sempre foi assim. Entenda.

origem dos sacos plásticos 2

Criado pelo filho do engenheiro sueco Sten Gustaf Thulin – em 1959, os sacos de plástico foram desenvolvidos como uma alternativa aos sacos de papel, cuja produção resultou na derrubada de florestas. A nova alternativa propunha maior durabilidade, o que significava que eles poderiam ser usados repetidamente – muitas mais vezes do que um saco de papel poderia suportar. Infelizmente, não isto o que aconteceu. A preguiça falou mais alto e o ser humano decidiu que não seria necessário reutilizar o saco plástico.

origem dos sacos plásticos 1

Atualmente, cerca de 40% do plástico produzido é de embalagens que são usadas apenas uma vez e depois descartadas. Inconformado, o filho do inventor das sacolas plásticas afirmou: “Para meu pai, a idéia de que as pessoas simplesmente jogariam fora essas coisas seria bizarra. Ele sempre carregava um saco plástico no bolso dobrado. Você sabe o que todos estamos sendo encorajados a fazer hoje, que é levar suas sacolas de volta à loja, ele estava fazendo nos anos 70 e 80 naturalmente”.

origem dos sacos plásticos 4

Os sacos de plástico foram patenteados pela Celloplast e, em meados da década de 1960, já estavam substituindo ativamente os de em papel e tecido na Europa. Em 1979, as sacolas plásticas já representavam 80% do mercado europeu de sacolas. No início dos anos 80, duas das maiores redes de supermercados dos EUA – Kroger e Safeway – decidiram usar sacolas plásticas. No final dos anos 80, as sacolas plásticas substituíram as de papel em todo o mundo.

origem dos sacos plásticos 3

Diferença de mentalidade

Um estudo realizado pela National Geographic disse que, os norte americanos utilizam uma sacola plástica por dia, enquanto os dinamarqueses uma média de quatro sacolas plásticas ao ano. De acordo com a ONU, todos os anos são produzidas cerca de 1 trilhão de sacolas plásticas. O maior problema é que, a grande maioria não é reciclada e acaba em aterros sanitários, onde levam até 1.000 anos para se degradar.

origem dos sacos plásticos 5

No entanto, embora a opção por sacos de papel e algodão reduza tecnicamente o desperdício, eles também têm outros efeitos ambientais importantes. A Agência de Meio Ambiente do Reino Unido sugere que um saco de papel precise ser usado pelo menos três vezes para ser considerado “verde”.

origem dos sacos plásticos 6

Publicidade

Fotos: reprodução


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Cachorro prende coleira em elevador em movimento e mulher se desespera; veja vídeo