Debate

Você vai se identificar com o desabafo de William Bonner sobre telemarketing

por: Yuri Ferreira

Existe um mal comum a todo brasileiro. Nos quatro cantos do país, até onde não tem sinal, das coberturas do Leblon até as favelas, todo mundo vai reclamar de uma chatice que assola todo e qualquer brasileiro que tenha um aparelho telefônico. Sim, estamos falando de telemarketing.

No último Jornal Nacional, o editor-chefe do principal noticiário do país e clássico âncora da bancada, William Bonner, desabafou rapidamente acerca de seus problemas com o nosso telemarketing. “É uma pena, porque eu não sou o Samuel, nem o Adailton e eu não sou a Jéssica, gente”, brincou Bonner com a colega Renata Vasconcellos.

Bonner tem razão, o brasileiro sofre e muito com as ligações diversas de telemarketing. Desde gente tentando te vender alguma coisa até as (justificadas) cobranças de dívidas, o telefone da gente toca toda hora. Segundo uma pesquisa da TrueCaller, cada brasileiro recebeu em média 37 ligações de temelarketing por mês no ano passado. O número assustador se reflete na indignação das pessoas.

– Consumidor vai poder bloquear ligações de telemarketing. Saiba como fazer

No ano de 2019, o número de reclamações por conta das inesperadas e desconfortáveis ligações cresceu exponencialmente – mais de 20% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. E até o jornalista mais famoso do nosso país tem sofrido com esse tormento em sua vida. Mas parece que existe uma solução para isso.

Desde 17 de julho de 2019, é possível inserir seu número em uma lista de ‘Não perturbe’ e você não será mais incomodado por empresas de telecomunicações – Vivo, Nextel, Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky e Tim. Para entender mais, acesse o site nãomeperturbe.com.br. Com o CPF em mãos, é possível cancelar as ligações para diversas linhas.

Entretanto, isso ainda não é o suficiente. A encheção de saco não fica por conta apenas das companhias de telecomunicação. Mas ainda é difícil estabelecer controles para isso e, até lá, parece que o William Bonner vai ser confundido com Adailton, com o Samuel e com a Jéssica. Pelo menos, não ligaram para ele durante o jornal (ainda).

Publicidade

Foto: Reprodução/Rede Globo


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @yurifen.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Homem pode enfrentar 5 anos de prisão por usar gato como arma contra a polícia