Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nas noites de insônia vividas em 2017 pelo excesso de corticóide durante o tratamento oncológico de um câncer de mama, Luciana Lobo resolveu usar o tempo acordada para sonhar alto: colocou no papel três projetos que pretendiam levar a pacientes com câncer práticas de autoconhecimento e bem-estar.
“Durante o tratamento, desenvolvi uma metodologia que ajudou com que eu não me perdesse no processo — que é longo e muitas vezes doloroso. Precisei encontrar meus recursos internos e ensinamentos recebidos para transformar essa experiência”, relembra em entrevista ao Hypeness.
– Amanda Ramalho, do ‘Esquizofrenoias’, dá 6 dicas para manter a saúde mental em dia
Foi por meio desse processo que desenvolveu o método conhecido como ‘Cinco Âncoras’ e que é base do instituto que fundou, o Zen Câncer: impermanência, gratidão, autocompaixão, autocuidado, compaixão. Na instituição, a principal atividade oferecida é a aula gratuita de Yoga Restaurativa, “uma prática terapêutica e relaxante onde o corpo fica seguro, apoiado em almofadas e mantas e o praticante aprende a identificar as tensões e liberá-las na direção dos apoios”, explica.
Atualmente, 50 participantes circulam pelo projeto e além de atividades voltadas a pacientes com câncer, o Zen também atende acompanhantes no projeto ‘Com Fiar’, que nasceu com a ideia de levar oficinas de crochê para as salas de espera de hospitais de Oncologia Pediátrica, mas que passará também a atender, a partir de 2020, parentes de pacientes adultos.
“Sabemos que a doença é da família, pois todos são emocionalmente afetados pelo diagnóstico. Podemos observar o estresse que o tratamento e principalmente os exames de rotina pós-tratamento traz para todos. No ‘Com Fiar’, ensinamos atividades de tecer fios, mas também a prática da atenção plena, diminuindo a ansiedade.”, explica Lobo.
E se o processo como um todo já é desafiador para adultos, para crianças a trajetória do diagnóstico à cura pode ser ainda mais difícil. Só em 2018, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou 12500 novos casos de câncer infantil. Neste ano, o Ministério da Saúde lançou um alerta nas redes sociais lembrando a pais e cuidadores que crianças não costumam inventar sintomas e que é preciso estar atento às queixas dos pequenos. Pensando nisso, no Zen Câncer há um projeto especial para eles.
– Série poderosa mostra o poder das tattoos na superação de mastectomias
Agradecendo, durante seu tratamento, a possibilidade de ter feito mestrado em Microbiologia, Lobo pensou que seria benéfico se, de forma lúdica, as crianças também pudessem ter acesso a esse conhecimento. Foi assim que surgiu ‘O Incrível Universo Celular’, rebatizado de ‘Vamos falar sobre o câncer?‘ e que, hoje, é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Da reunião de pessoas com diferentes formações, surge a mágica: os pequenos aprendem sobre oncobiologia, nutrição, sistema imunológico, psicologia, criação de roteiro, regulação emocional através de um material didático pensado exclusivamente para eles. Tudo com foco na saúde, não na doença.
Para o futuro, o instituto pretende ganhar mais bairros do Rio de Janeiro e, logo, chegar em outras cidades. Enquanto esse dia não chega, o Kit ZENcancer cumpre seu papel de bater à porta dos pacientes pelo Brasil e entregar um pouco de relaxamento e autocuidado em meio ao turbilhão que é enfrentar a doença.
Publicidade
Na década de 1980, as ruas do Engenho Velho de Brotas, que fica ali pertinho do Dique do Tororó, eram tomadas pela...
Nasci em meio à ditadura e, como muita gente, comecei a fumar maconha na minha adolescência, em plena década de...
No país das telenovelas, um novo estilo de narrativa vem surgindo com força, motivado principalmente pelo sucesso que...
A seleção brasileira entrou em campo pela primeira vez na oitava edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino no...
A hora de sair da casa dos pais é um processo complexo. Desejo de 10 em cada 10 jovens, é preciso investir em...
Na primeira frase do conto “A Biblioteca de Babel”, Jorge Luís Borges faz do universo inteiro uma biblioteca, em...
O Ministério do Turismo aponta que o Brasil possui ao menos 58 mil empresas cadastradas nos bancos de dados. Recorde,...
Parece que negar a emergência climática é a nova moda entre alguns líderes mundiais. Nada de teorias mirabolantes...
No dia 20 de março de 1966, a taça Jules Rimet foi roubada em Londres. Mais do que uma simples taça, ela havia...