Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Vinte de novembro marca o Dia da Consciência Negra.
Para homenagear alguns dos ícones desta luta e lembrar que a telona é também um espaço de ativismo, listamos aqui seis atores e atrizes que são militantes do movimento negro.
A protagonista da série ‘How To Get Away With Murder‘ não esconde as dificuldades passadas para conseguir papéis na indústria cinematográfica sendo uma mulher negra.
Em 2015, ela foi agraciada com um Emmy por seu trabalho e, ao lembrar do fato, fez questão de salientar a falta de oportunidades enfrentada: “A única coisa que separa as mulheres negras das demais sãs as oportunidades. Você não ganha um Emmy pelo seu trabalho se você simplesmente não os têm”, disse ela na ocasião.
O ator brasileiro é um dos mais atuantes do movimento negro no país. O ativismo foi das telas às páginas dos livros, com o lançamento de ‘Na Minha Pele‘.
A obra demorou dez anos para ser concluída e mescla histórias pessoais do artista com reflexões sobre questões de raça no Brasil. Em 2017, Lázaro Ramos e a companheira Taís Araújo foram homenageados pela ONU como algumas das pessoas negras mais influentes do mundo.
Com apenas 21 anos, Amandla Stenberg sabe muito bem o poder do ativismo. Sobre o assunto, a jovem atriz escreveu inclusive uma carta aberta à Teen Vogue, onde exalta o poder da mudança através da tecnologia, mas lembra que a sua geração é muito mais do que uma hashtag.
Depois de se tornar famosa como a Rue de ‘Jogos Vorazes‘, Amandla deu aula sobre apropriação cultural em um vídeo que se tornou viral nas redes em 2015. Com todo esse currículo, ela já foi inclusive reconhecida como uma das adolescentes mais influentes do mundo pela revista Time. Recentemente, estrelou o filme ‘O Ódio Que Você Semeia‘, sobre a história de uma menina negra que vê seu amigo de infância ser assassinado por policiais.
Nos anos 60, o cara foi apenas voluntário no funeral de Martin Luther King. Desde então, o ator despertou para o ativismo e a luta pelos direitos civis, embora negue ter feito parte dos Black Panthers.
Até hoje, é impossível não lembrar de sua interpretação como Jules Winnfield em ‘Pulp Fiction‘. A citação bíblica feita pelo personagem minutos antes de uma sangrenta cena de assassinato foi considerada a quarta fala mais marcante da história do cinema.
Brasileira, a atriz Ruth de Souza voltou às telas recentemente, aos 96 anos, seu último trabalho antes de nos deixar. Nos anos 60, ela foi uma das primeiras mulheres negras a ganhar papel de destaque em uma novela.
Em entrevista ao UOL em 2016, ela lamenta o fato de o racismo ainda ser um problema no Brasil. “Ainda há muita dificuldade. Falta educação. A pessoa que tem educação não tem preconceito racial”, destacou Ruth.
Além de ser talentosíssima, Lupita Nyong’o é também uma grande ativista, participando de movimentos como o #MeToo, denunciando abusos do produtor Harvey Weinstein, e realizando campanhas de preservação da memória negra, como a que busca a manutenção da área de Shockoe Bottom, usada para tráfico de escravos nos Estados Unidos.
Atualmente, a atriz empresta sua voz a diversas causas que vão dos direitos das mulheres à busca pela representatividade e diversidade étnica em Hollywood. Com tanta história, Lupita não poderia ter sido uma escolha mais acertada para viver o papel da guerreira wakandiana Nakia, em ‘Pantera Negra‘, ou como a dupla Adelaide/Red em ‘Nós‘, filmaço que estreia este mês no serviço de streaming do Telecine.
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Telecine criou a #ExcelênciaPreta, canal que reúne filmaços protagonizados por atores e atrizes negras. Acesse o link e confira os trabalhos de gente do nível de Spike Lee, Denzel Washington, Ava Duvernay, entre outros.
Publicidade
Viajar é uma daquelas coisas essenciais da vida que caem bem em qualquer momento. Porém, por mais simples que o rolê...
O 12 de outubro é dia da Padroeira do Brasil, dia de curtir a criançada e Dia Nacional da Leitura. Sim!! Um dia pra...
São quase 72 anos de vida, sete livros publicados e uma legião de milhões de fãs em seu canal Mova no YouTube. A...
O antifascismo virou hype. Enquanto medidas autoritárias tem tomado conta do mundo democrático, como nos EUA e no...
O frevo é nosso e do mundo. A manifestação cultural nascida em Pernambuco, e que enche de orgulho os brasileiros,...
Após sua estreia na Netflix em março deste ano, a série-documentário Wild Wild Country foi se transformando em uma...
A gordice, ela não tem limites. Todo mundo gosta de comer e ingerir um bom hambúrguer é um prazer imenso para quem...
Sabe o conceito de “menos é mais”? Essa ideia é levada muito a sério pelo chamado design escandinavo, que tem...
Caio César é daquelas figuras bacanas de acompanhar nas redes sociais. O professor de geografia costuma compartilhar...