Sustentabilidade

A empresa que constrói casas que combatem as mudanças climáticas

por: Gabriela Glette

Vivemos em um mundo que sente os efeitos do aquecimento global, e os esforços precisam acontecer em todos os âmbitos. Não basta apenas tomar banhos mais curtos, comprar menos e reciclar o lixo. Um dos setores que mais emitem gases de efeito estufa é o da construção civil. Portanto, é hora de levar a sério a maneira como construímos nossas casas, não somente para nos oferecer mais segurança em um mundo onde cada vez mais tragédias ambientais acontecem. Mas, sobretudo, para diminuir nosso impacto no planeta. E, neste sentido, a Deltec Homes, empresa sediada na Carolina do Norte, nos dá um ótimo exemplo, já que a empresa constrói apenas casas que combatem as mudanças climáticas.

casas mudanças climáticas 2

Com os furacões se intensificando em todo o mundo, o design resiliente está se tornando cada vez mais importante à medida que a crise climática se agrava. Por isto, a importância de projetar casas resistentes a desastres naturais. A Deltec Homes mantém a proteção contra desastres na vanguarda de seus projetos. Por exemplo, a empresa possui residências que apresentam um layout panorâmico, com estruturas que já foram testadas e resistiram a algumas das tempestades mais intensas dos últimos anos, como os furacões Harvey, Maria, Michael e Dorian.
casas mudanças climáticas 3
O design arredondado garante que a pressão do vento não se acumule no lado tradicionalmente plano da casa, o que pode derrubar as paredes. Em vez disso, a pressão é dispersa em torno da estrutura. Além disso, a Deltec Homes usa janelas reforçadas com vidro de impacto para ajudar a impedir que o vento e a água quebrem as janelas e entrem no prédio. A equipe também usa uma madeira especial que é duas vezes mais forte que a madeira tradicional para aumentar a resiliência das casas.
casas mudanças climáticas 4
No entanto, não basta ser considerada a casa de madeira mais forte do mundo, afinal, hoje uma empresa de valor tem a obrigação de diminuir seu impacto no planeta. E é exatamente isto que a startup faz. Ela é a primeira construtora de casas pré-fabricadas a receber a certificação B Corp, o que significa que atende a rígidos padrões de ética e sustentabilidade. Em um setor notório por grandes quantidades de resíduos, a empresa está focada em diminuir o impacto que nossas casas tendem a causar no planeta.
casas mudanças climáticas 5
Segundo o presidente – Steve Linton: “Tudo o que construímos é 100% de energia renovável. Em 2007, tínhamos, na época, o maior painel solar da Carolina do Norte. Estamos orgulhosos de produzir casas com baixos impactos ambientais. A Deltec não é uma empresa com foco no lucro; queremos resolver desafios sociais e ambientais. Isso é usado como uma maneira de obter clareza sobre nosso objetivo, pensando nesse objetivo além do financeiro. É um tipo de conceito que, para ser o melhor do mundo, você também precisa ser o melhor do mundo”. Que ela sirva de exemplo para todos nós!
casas mudanças climáticas 6

Reduzindo o uso de energia em nossas casas

Um dos maiores impactos no clima é o uso de energia descontrolado. Depender de combustíveis fósseis para alimentar, aquecer e resfriar uma casa pode aumentar rapidamente a uso do carbono e acabar com os recursos naturais do planeta.

casas mudanças climáticas 7

Privilegiar casas com design inteligente e materiais de ponta, significa que nós não precisaremos depender tanto do sistema de aquecimento ou ar-condicionado. Em vez disso, sua casa manterá naturalmente uma temperatura confortável o ano todo. Isto sem contar nos sistemas de captação da água da chuva e instalação de painéis solares. Cosntruir um mundo melhor está em nossas mãos!

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Universitários se enfrentam em desafio de design sustentável e quem ganha é o planeta