Agenda Hypeness

Agenda Hype: 19 eventos para celebrar o mês da consciência negra em SP, RJ e Fortaleza

por: Gabriela Rassy

Você tem consciência de que se a coisa tá preta ela tá boa demais? Esse é um dos motes desta semana em que celebramos o Dia da Consciência Negra, data que homenageia a luta de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros da história do Brasil. A agenda desta semana relembra o quanto a cultura preta é base da identidade brasileira e como é necessário que a sociedade como um todo seja não só inclusiva, mas antirracista.

Como não precisamos de mais motivos, a agenda desta semana é diferente e faz um giro pelas capitais que param para celebrar esta luta por direitos básicos que ainda não foi vencida. Então vamos de arte! São shows dos artistas pretos mais maravilhosos desse país, gastronomia, debates e muito mais.

Vem na minha!

São Paulo

A cidade de São Paulo recebe mais uma edição da a Virada da Consciência Negra. O evento une feira literária, de profissões e de tecnologia com debates, shows, exposições, peças, campeonatos esportivos e oficinas. Tudo a programação é organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e acontece durante o feriado, de graça. Vale chegar no Memorial da América Latina na quarta, dia 20, para o encontro “Um Gesto de Liberdade”, que reúne todas as correntes da capoeira brasileira para um dia com rodas, homenagens, exposição e feira gastronômica, além de shows das cantoras Paula Lima e Carolina Soares.

 

O Festival Afropunk sai de Nova York para uma edição em Salvador, ano que vem. O esquenta acontece em parceria com a Feira Preta, na audio Club, com shows de BaianaSystem, Black Pantera, Baco Exu do Blues, Aya Bass com Luedji Luna, Xenia França e Larissa Luz, Karol Conka, Rincon Sapiência, Young Piva, Batekoo e New York DJ MikeQ, além de ter como hostess Magá Moura e Linn da Quebrada. O evento acontece terça e quarta, a partir das 21h.

No Dia da Consciência Negra, um palco especial na Praça da República recebe Jorge Ben Jor, a rapper Drik Barbosa acompanhada dos DJs KL Jay e Nyack e o Bloco Afirmativo Ilu Inã com a participação da cantora Tássia Reis e de Melvin Santhana. Os shows são gratuitos e acontecem nessa quarta, a partir das 14h.

É festa que vocês querem? Então chegue junto na Casa Natura Musical para a Kiki Ball Afrodiaspórica, promovida pela festa Amem. Vão rolar competições de voguing e outras categorias inspiradas na cultura ballroom nova-iorquina dos anos 1970, além de shows de Monna Brutal e Biel Lima, de discotecagem da DJ Úrsula Zion. O evento acontece dia 22, a partir das 22h.

No mês da Consciência Negra, a iniciativa da Globo, Arte Na Rua se une pela segunda vez consecutiva à Feira Preta para contar uma história pouco conhecida do tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. Com o tema “Passado, Presente e Futuro” o evento vai dar luz à história da região protagonizada pela população negra, presente e pulsante no bairro até os dias de hoje. No dia 23 de novembro, na Praça Dom Orione, a iniciativa promove uma grande festa usando a arte, a moda, a culinária e a corporeidade como linguagens para recontar a história desse território negro.

Como se não bastasse tanta marvilhosidade, é nesta semana que a cidade recebe o show de ninguém menos que Erykah Badu. O BACK2BLACK FESTIVAL acontece no dia 21 de novembro, no Espaço das Américas, a partir das 20h.

Por fim, mas não menos incrível, o Mimo Festival faz sua primeira edição em São Paulo ocupando a Praça das Artes, o Theatro Municipal de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo e o ícone da arquitetura religiosa da cidade, o Mosteiro de São Bento. Na programação, que vai de 22 a 24 de novembro, shows de Xênia França, Edgar, Amadou & Mariam, Feminine Hi-Fi e muito mais.

Rio de Janeiro

A programação do Rio de Janeiro começa com Preta Gil apresentando o show “Baile da Preta” no Centro Cultural João Nogueira em 19 de novembro, às 21h. Ainda na terça acontece o Baile Charme – Soul com abertura com o cantor Quinho e o DJ Felipe Brandão na Lona Cultural Municipal João Bosco, às 19h.

O Cortejo da Tia Ciata é na quarta, dia 20 de novembro, a partir das 11h, na Avenida Presidente Vargas. Após o cortejo, acontece a Roda de Samba da Cabaça, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. No dia 20, o Grupo Arruda faz roda para celebrar o Dia da Consciência Negra, a partir do meio-dia no Beco do Rato. E o Projeto Criolice celebra a data, a partir das 13h, na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira.

O Centro Cultural João Nogueira, no Méier, recebe o espetáculo “Ícaro and The Black Stars”, em uma homenagem à grandes nomes negros da história da música, como Michael Jackson, Bob Marley, Beyoncé e Tim Maia. A apresentação acontece na quarta, 20 de novembro, às 20h.

O BACK2BLACK FESTIVAL que acontece em São Paulo, comemora 10 anos passando também pelo Rio de Janeiro com o show da deusa Erykah Badu na sexta, dia 21 de novembro.

Fortaleza

Como parte da programação da campanha “Ceará e Fortaleza sem Racismo. Respeite minha história, respeite minha diversidade”, mais de 30 pontos da capital recebem atividades como seminários, oficinas e eventos culturais. Na quarta acontece show da cantora Majur, na praia dos Crush. No mesmo dia ainda tem apresentações de Luiza Nobel e Zéis no Cuca Jangurussu, Donaleda no Cuca Mondubim e apresentação do espetáculo “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro” no Porto Iracema das Artes.

Teresa Cristina apresenta o show “Um Sorriso Negro”, espetáculo com músicas de grandes cantores negros. Já a baiana Luedji Luna e a cantora de Moçambique Selma Uamusse reforçam a celebração no Sesc Sonoridades. Os shows acontecem na quarta, dia 20.

As atrações musicais dessa edição do Corredor Cultural são todas voltadas para a cultura negra. A atração principal da edição de novembro é a multi-instrumentista, cantora, compositora, arranjadora, produtora e ativista mineira Bia Ferreira. O evento acontece domingo, dia 24, das 7h às 22h no Entorno da Reitoria da UFC e Praça João Gentil.

 

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Beyoncé mostra detalhes de primeira coleção com Adidas. É bom se preparar!