Inovação

Akon diz que ‘Wakanda da vida real’ já está sendo construída no Senegal: ‘Começamos as obras’

por: Yuri Ferreira

Você conhece ele por ‘Mister Lonely‘ ou ‘Smack That’, mas hoje ele é um dos maiores filantropos da indústria musical. Akon quer salvar o mundo. E está trabalhando duro – e gastando um bom dinheiro – para que isso aconteça.

Akon tem um projeto chamado ‘Akon Lighting Africa’, em que ele leva energia elétrica para 15 países da África, com lâmpadas sustentáveis e energia solar. Segundo o cantor, mais de 100.000 casas têm iluminação graças ao projeto, além de uma rede que conta com mais de 13 mil postes de luz.

Akon é um dos principais filantropos da música

Entretanto, esse projeto não é o mais complexo do cantor senegalês. Akon está por trás da criação de uma cidade futurística – uma “Wakanda da vida real” -, em suas palavras. O município será baseado em criptomoedas, e contará com forte investimento chinês para ser erguido. Segundo Akon, o projeto já está em construção próximo a Dakar, capital do Senegal.

– Alfabantu: Professora cria aplicativo para ensinar idioma africano nas salas de aula

“Estou trabalhando nela agora. Tudo está sendo construído de acordo com um projeto já criado, começamos as obras agora. Ainda está nos estágios iniciais”, afirmou Akon em entrevista ao G1.

O cantor planeja que a cidade seja inteiramente baseada em sua moeda virtual, a Akoin (sério), uma espécie de bitcoin do Akon. O projeto econômico está em fase de teste e a ambição de Akon é fazer com que ela seja a principal moeda de todo o continente africano. Para ele, as criptomoedas são uma maneira 100% segura de evitar crises econômicas, e uma maneira de aumentar o empreendedorismo na África.

O site da moeda virtual de Akon

– Protagonismo negro na tecnologia: Ocupação Afro Futurista faz de Salvador a Wakanda brasileira

Quanto à nova Wakanda, que também pode se chamar ‘Akon Crypto City’, não se sabe muito mais coisa. Entretanto, a fundação de suas obras não é feita com dinheiro do próprio bolso do cantor. Akon consegue investimentos através de empresas chinesas e asiáticas, além de parcerias com instituições governamentais para executar seus projetos.

Minha meta na vida é construir um legado. Eu quero usar o fato de eu ser uma celebridade, de ser famoso, para ajudar outras pessoas, principalmente em lugares onde faltam condições para se viver, como África, Índia e algumas partes da Ásia”, adicionou.

Akon não será o primeiro a investir em uma cidade futurística em Senegal. Um grupo de investidores já iniciou as construções de Diamniadio Lake City, um município que custará 2 bilhões de dólares para ser feito e ficará no litoral senegalês.

Publicidade

Fotos: foto 1: Getty Images/foto 2: Reprodução/akoin.io


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @yurifen.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Painel solar portátil e flexível pode ser acoplado a mochila ou qualquer superfície