Ciência

Alimentos nocivos ao meio ambiente também fazem mal à saúde humana, conclui estudo

por: Vitor Paiva

Nós e o planeta somos de tal forma interligados, como partes de uma mesma coisa, que até mesmo os alimentos que mais prejudicam nossa saúde são também os que adoecem a saúde da Terra. Essa pode parecer somente uma máxima ambientalista ou uma vaga intuição, mas é a mais objetiva conclusão de um vasto estudo realizada, comparando o impacto da produção dos alimentos para o meio-ambiente com os benefícios ou problema que podem trazer para a saúde humana.

Produtor de arroz na Tailândia

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, é o maior já feito ao redor do tema, e partiu de 15 alimentos constantemente presentes na dieta diária ocidental. Foram cruzadas os métodos de produção dos alimentos – consumo de água, impactos sobre o solo, impacto poluente como um todo, uso de produtos químicos e mais – com o efeito dos alimentos sobre nossa saúde. O resultado foi preciso: alimentos como frutas, verduras, batatas, azeite, legumes e cereais, que trazem maiores benefícios para nossa saúde, são também os que oferecem impacto mínimo em sua produção para o planeta.

Os cereais são um dos alimentos menos nocivos para o meio-ambiente – e para nossa saúde

Já a carne vermelha, por exemplo, tanto em sua versão processada como normal, é terrível para a saúde de ambos – ser humano e Terra. O peixe, porém, é um raro ponto fora da curva da pesquisa: ainda que, de modo geral, seja saudável para a saúde humana, o impacto ambiental de sua produção não é pequeno – mas esse impacto pode ser bastante amenizado se, por exemplo, a carne vermelha for trocada pelo consumo de peixes.

Vale lembrar que essas não são questões isoladas ou circunstanciais: cerca de 60% dos fatores de risco ligados a todas as doenças são derivados da má qualidade de nossa alimentação. O estudo foi publicado na revista cientifica PNAS.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quanto tempo dura uma brisa? Estudo analisa efeito do THC no corpo humano