Arte

Artista transforma grandes metrópoles em surreais cidades de ponta cabeça

por: Gabriela Glette

Mais do que grandes cidades centrais que assumem uma importante posição econômica e cultural, nada caracteriza mais uma metrópole do que o tumulto gerado pela aglomeração urbana. Porque, por mais planejada que uma cidade seja, estes grandes centros urbanos desafiam o conceito de comunidade e, sobretudo, de normalidade. É exatamente sobre isto que fala a arte da ilustradora espanhola Cinta Vidal, que transforma as metrópoles em surreais cidades de ponta cabeça.

mundo invertido cinta vidal 1

Em seus mundos reimaginados, as principais metrópoles estão de pernas para o ar, já que residências e arranha-céus são organizados em composições semelhantes às pinturas de Escher. No entanto, o que chama mais a atenção em seu trabalho, é que não são apenas as estruturas que estão de cabeça para baixo, mas as pessoas também. No entanto, eles continuam com a vida normalmente, agindo como se nada fosse estranho. Não é exatamente isto o que vivemos hoje?

mundo invertido cinta vidal 2

Desafiando o conceito de gravidade e fazendo uma pertinente analogia com a vida moderna, sua arquitetura invertida pretende simbolizar a natureza humana e o que significa viver entre outras pessoas. “Defino elementos em diferentes orientações para falar sobre os diferentes pontos de vista que todos temos em nosso ambiente”, completa.

mundo invertido cinta vidal 3

Registrando os lugares que visita, as ilustrações da artista baseada em Barcelona evocam vários sentimentos, mostrando que a forma como enxergamos o mundo, depende de nossa perspectiva: “Os espaços arquitetônicos e os objetos do cotidiano fazem parte de uma metáfora de como é difícil encaixar tudo o que molda nosso espaço diário: nossos relacionamentos, trabalho, ambições e sonhos”.

mundo invertido cinta vidal 4

Em um único espaço comunitário, várias pessoas se cruzam sem nunca terem se conhecido. Pessoas dividem o mesmo espaço, mas levam vidas complemente opostas. É este o paradoxo da cidade grande, que acolhe e segrega, e que Cinta Vidal expõe lindamente nesta série.

Publicidade

Fotos: Cinta Vidal


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype: 31 eventos pretos, periféricos e diversos para trabalhar o respeito e o amor