Arte

As delicadas colagens da natureza que refletem um momento de ‘luto ecológico’

por: Gabriela Glette

Inspirando-se nas conexões da natureza, a artista Jennifer Murphy desenvolveu uma série de colagens que refletem o momento de ‘luto ecológico’ que estamos vivendo. Intitulada de ‘A Sombra de Sirius‘, sua série é composta por delicadas colagens da natureza que incluem recortes de flora e fauna unidos por fios. Simbolizando a rede invisível que une todos os seres vivos, ela explora as espécies através de um olhar delicado e o resultado impressiona.

colagens da natureza 1

Cada uma das colagens da artista é composta por uma coleção de fotografias que trabalham juntas para criar uma imagem maior. Para ilustrar o mundo natural, essas imagens apresentam exclusivamente animais, plantas e objetos orgânicos, como paus, pedras e conchas do mar. Uma vez artisticamente organizadas por Murphy, o trabalho final forma silhuetas de borboletas, pássaros e outros temas.

colagens da natureza 2

Jennifer trabalha com colagens desde sua infância. Relevante à vida pessoal da artista e ao mundo como um todo, ao longo doa anos ela foi ressignificando seu trabalho.Embora eu trabalhe em colagem desde criança, realmente comecei a explorar colagens esculturais em larga escala após a morte de um amigo querido e colaborador próximo, dez anos atrás”, explica.

colagens da natureza 3

Hoje, sua arte fala sobre temas existênciais, como por exemplo a perda. No entanto, se algumas colagens já retrataram uma perda pessoal, o objetivo desta série é retratar uma perda coletiva: Essa série chega em outro momento de perda, pessoal e acredito coletiva. Agora, vivemos um tempo de luto ecológico e precisamos desesperadamente de caminhos para redescobrir a esperança“.

colagens da natureza 4

É essa busca pela esperança que inspirou Murphy a criar ‘A Sombra de Sirius’, um projeto que ilumina criativamente os diversos ecossistemas da Terra e, mais importante, nos lembra que tudo está conectado. Afinal, nossa casa, é nosso planeta!

A série esteve exposta no último mês, na galeria Clint Roenisch, em Toronto – Canadá, onde a artista vive.

Publicidade

Fotos: Jennifer Murphy


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista retrata a passagem do tempo através de várias camadas de pintura