Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O mosquito da dengue está distribuído em regiões tropicais e subtropicais do mundo e transmite doenças como Chikungunya, Dengue e Zika. Somente em 2019, mais de 400 brasileiros morreram por causa da doença, presente principalmente em São Paulo e Minas Gerais. Há mais de 20 anos, o biólogo brasileiro Álvaro Eiras luta para encontrar tecnologias inovadoras para monitorar e controlar as fêmeas do mosquito, como uma armadilha que captura as fêmeas do mosquito, quando procuram locais para colocarem seus ovos.
A técnica faz parte de um sistema de monitoramento em grande escala e em tempo real, que tem como objetivo evitar o nascimento do inseto. Foram 2 décadas de experiemtnos desenvolvidos de forma empreendedora, mas que se mostraram cada vez mais importantes. Através dele, foi possível identificar áreas infestadas pelo inseto e se os mesmos estão infectados com os vírus da dengue, zika e chikungunya.
A primeira coisa que o biólogo fez, foi desenvolver um produto químico que atrai as fêmeas do mosquito. Com este produto, elas iam direto para a parede, e não para a água, atraídas por um odor específico. A partir disso, ele teve a brilhante ideia de passar uma cola no recipiente para capturar o aedes aegypti e, em seguida, criou um cartão adesivo para prendê-lo. Segundo o professor, já foram mais de 5 milhões de fêmeas mortas.
A armadilha desenvolvida por ele está sendo comercializada desde 2006, em prefeituras, condomínios, indústrias e instituições governamentais. O Espírito Santo, por exemplo, usa a tecnologia em todos os 78 municípios do Estado. A técnica, além de capturar as fêmeas, ajuda no monitoramento, identificando os locais com maiores infestações de mosquitos e se há contaminação com o vírus da chikungunya, dengue e zika.
O projeto ganhou o nome de Monitoramento Inteligente da Dengue (MI-Dengue). “O Sebrae financiou a produção e avaliação dos protótipos, além de apoiar financeiramente a construção dos moldes das armadilhas para a produção”, explica Álvaro Eiras. Com o produto é possível reduzir a transmissão de casos de doenças transmitidas pelo aedes aegypti”, acrescenta o professor.
O MI-Dengue pode ser adquirido diretamente com ele, através do email contato@ecovec.com. O esforço do brasileiro lhe rendeu diversos prêmios, entre eles o Tech Museum Awards. Muito mais do que merecido!
Publicidade
Se não ter um membro já é uma situação difícil, imagine estar nessa condição sendo uma criança. Para tornar a...
O chocolate feito para crianças criativas. O Choco Magic é um chocolate maleável, que se transforma em qualquer...
Já é mais do que comprovado que o uso medicinal da maconha é capaz de salvar vidas, mas uma empresa francesa ampliou...
A editora alemã especialista em livros de culinária, Gerstenberg Publishing House, inovou ao criar o primeiro livro...
Agora os japoneses criaram um novo tipo de colarinho de cerveja que mais parece sorvete. É só coloca-lo em cima da...
Viver de maneira sustentável, podendo se mover e mudar de lugar e, ao mesmo tempo, gozar do conforto de um verdadeiro...
Já há algum tempo que o Google Maps vem prometendo oferecer opções de navegação com realidade aumentada – em...
Sempre acreditei no poder que o design tem de mudar a vida das pessoas para melhor. Aliás, pra mim essa é a função...
Mais do que apenas uma maneira de tirar fotos lindas, os drones são hoje uma ótima ferramenta de trabalho. Além de...