Inovação

Bolhas criam barreiras para interceptar plástico em rios de Amsterdã

por: Vitor Paiva

Onde houver águas naturais, tragicamente também haverá toneladas de lixo plástico – e os mais de 100 quilômetros de canais que cortam a capital holandesa de Amsterdã não seria diferente. E se tal verdade é tão simples quanto terrível, a solução que engenheiro holandeses vêm encontrando para facilitar ao menos a limpeza dos canais é igualmente simples – mas, nesse caso, feliz em seu resultado final: trata-se de uma barreira de bolhas, que traz o lixo plástico para a superfície para ser recolhido por uma plataforma flutuante.

O título é pomposo, mas a engenhosidade da invenção é de fácil explicação: “A Grande Barreira de Bolhas” consiste em uma mangueira gigante como um tubo de 60 metros cheio de pequenos orifícios que fabricam bolhas por um compressor de ar. São essas bolhas que trazem os resíduos plásticos do fundo para cima dos canais, para que uma plataforma os recolha.

O tubo é posicionado de forma a ser favorecido pelas correntes naturais que atravessam os canais, e sem atrapalhar o trajeto de nenhum barco nem prejudicar a fauna marinha.

São 42 toneladas de lixo plástico retirados dos canais de Amsterdã anualmente, e a ideia é que “A Grande Barreira de Bolhas” reduza significativamente tal realidade – com uma vantagem prática: a barreira trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, por todos os dias do ano.

O teste alcançou imenso sucesso também no Rio Issel, nos Países Baixos, e o modelo já foi instalado no Canal Westerdok, na capital. A barreira de bolhas é uma invenção das holandesas Anne Marieke Eveleens, Francis Zoet e Saskia Studer, e foi vencedora do prêmio Plastic Free Rivers Marathon e do concurso Green Lottery Postcode.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Companhia aérea cria rede de restaurantes de ‘comida de avião’ em terra firme