Arte

CCBB celebra 30 anos com réplica de tumba de Nefertari e outras 180 peças de museu egípcio

por: Gabriela Glette

Com o objetivo de disseminar a cultura pela população brasileira, o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil foi inaugurado em 1989 – no Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, o espaço cultural abriu novas unidades em outras capitais, mas para comemorar os 30 anos do espaço pioneiro, o museu organizou a exposição gratuita Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, com uma réplica perfeita da tumba de Nefertari.

CCBB_Rio_Egito_1

Em cartaz até janeiro de 2020, a exposição é completa, com sarcófagos, múmias, uma pirâmide cenográfica de seis metros e a esperada réplica da tumba da rainha egípcia, esposa de Ramessés II – faraó do Egito. A mostra inédita reúne 140 obras do Museu Egípcio de Turim, na Itália e é um excelente começo para quem tem interesse em conhecer uma das maiores civilizações da história da humanidade.

CCBB_Rio_Egito_2

Didático e interativo, os visitantes poderão observar esculturas, pinturas, amuletos, objetos cotidianos e até mesmo um Livro dos Mortos em papiro. Dividida em três seções – vida cotidiana, religião e eternidade, e repleta de instalações cenográficas, um vídeo em 3D de monumentos oferece um passeio virtual ao Egito Antigo.

CCBB_Rio_Egito_3

Com curadoria de Paolo Marini e Pieter Tjabbes, a exposição reúne o segundo maior acervo egípcio do mundo. A exposição acontece quarta a segunda, das 9h às 21h e os ingressos podem ser retirados através do aplicativo Eventim ou diretamente na bilheteria do museu.

CCBB_Rio_Egito_4

CCBB

O primeiro CCBB foi idealizado em 1986, durante a administração do presidente do Banco do Brasil –  Camillo Calazans de Magalhães, sendo inaugurado no Rio de Janeiro em 1989, num prédio histórico que antes abrigava a sede do Banco do Brasil.

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Netflix reabre cinema histórico de NY para exibir seus filmes