Inovação

Cientistas criam algoritmo que tira embaçado de fotos no fundo do mar; veja antes e depois 

por: Karol Gomes

Tecnologia para nenhum pesquisador do Titanic botar defeito: a oceanógrafa Derya Akkaynak e a engenheira Tali Treibitz criaram um algoritmo chamado Sea-thru, que “remove a água” de fotos tiradas debaixo d’água. Um truque que permite visualizar muito melhor os peixes, corais e a vida no fundo do oceano como um todo – boa parte ainda por ser estudada. 

O Sea-thru é capaz ainda de alterar as cores das fotos originais para ficarem mais próximas das cores da vida no fundo do mar.  Segundo as especialistas, em entrevista para o site Bored Panda, a água acaba criando um filtro na câmera que apaga a vibração, principalmente do amarelo e vermelho nas fotos. 

A oceanógrafa Derya Akkaynak

– Canudos não são maior problema: redes de pesca geram 46% do plástico nos oceanos

Elas garantem também que usar o algoritmo é muito diferente de simplesmente utilizar o Photoshop para corrigir as cores da foto. A tecnologia cria uma correção “fisicamente correta”. Confira o resultado com esses antes e depois: 

Além de geniais, as duas profissionais ainda ainda são bem humoradas. Para a invenção, pois o nome escolhido é um trocadilho para See-Thru, que significa “transparência” em inglês. Elas trocaram a palavra “See” (ver) por “Sea” (oceano). Confira a imagem do algoritmo em ação:

Publicidade

Fotos: Derya Akkaynak


Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Em novo currículo, crianças decidem o que aprendem na Finlândia