Tecnologia

Cientistas criaram pele humana que pode ser imprimida em menos de 1 minuto

09 • 11 • 2019 às 16:14
Atualizada em 09 • 12 • 2019 às 16:18
Gabriela Glette
Gabriela Glette Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Um grupo de cientistas descobriu como imprimir a pele humana – e leva menos de um minuto. A DeNova Sciences, uma startup sediada em Cingapura, desenvolveu um método para criar pele in vitro que possui as mesmas propriedades químicas e biológicas da pele humana. O objetivo era produzir uma alternativa aos testes em animais.

pele humana impressa 1

“Podemos ver que a indústria está se movendo para testes sem animais, por isso realmente queremos oferecer uma solução para testes na pele sem usar animais ou pele humana”, explicou John Koh – gerente de laboratório da startup.

pele humana impressa 2

O projeto é uma colaboração com a Universidade Tecnológica Nanyang de Cingapura. A pele sintética é feita de células da pele e colágeno doados, impressos em camadas padronizadas – assim como a pele humana. Segundo a Reuters, cada pedacinho de pele demora menos de um minuto para imprimir, característica que torna o projeto inédito e inovador.

pele humana impressa 3

As peles são incubadas por cerca de duas semanas, fazendo com que as células da pele se multipliquem e obtenham opacidade. Elas podem ser usadas ​​para testar a toxicidade ou irritabilidade de um produto – algo que muitas empresas costumam fazer em animais para determinar.

pele humana impressa 4

A empresa divulgou que a pele será usada em breve para testar os efeitos dos produtos de clareamento na pele humana.

A realidade dos testes em animais

Todos os anos, mais de 500 mil animais são utilizados em testes para fins cosméticos em todo o mundo. Isso porque 80% dos países ainda permitem que essa prática aconteça. Os testes causam muito sofrimento para os animais, já que os expõem a produtos químicos sem nenhum tipo de anestesia, entre outros tipos de crueldade.

pele humana impressa 5

Algumas organizações de proteção animal, como a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), defendem que técnicas alternativas são mais eficientes e baratas do que os testes em animais. Análise computadorizada, testes em pele produzida em laboratório e testes de contato em seres humanos são alguns dos métodos utilizados em países onde a legislação proíbe o uso dos bichinhos em testes de cosméticos.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness