Ciência

Cientistas do MIT provam que projeto de Da Vinci para maior ponte do mundo poderia funcionar

por: Vitor Paiva

Nenhuma personalidade da história ocidental merece mais o título de alguém “à frente de seu tempo” do que Leonardo da Vinci. São incontáveis as invenções, apontamentos e trabalhos de Da Vinci que, mesmo tendo ele vivido na passagem do Século XIV para o XV, acabaram pautando e criando a modernidade. Do helicóptero ao paraquedas, Da Vinci viu o futuro mais de cinco séculos atrás – e mais uma delas foi recentemente testada: uma ponte desenhada pelo artista e inventor italiano em 1502 teve sua viabilidade confirmada mais de 500 anos depois.

Pesquisadora diante do modelo recriado em maquete da ponte de Da Vinci

Tivesse saído dos papeis e projetos de Da Vinci e sido construída, com 280 metros de extensão a ponte – que ligaria a capital turca de Istambul à antiga cidade de Galata (hoje um distrito em Istambul) – seria a maior do mundo até então. O resumo do trabalho realizado por engenheiros da MIT, nos EUA, foi testar se a ponte que Da Vinci projetou funcionaria de fato ou não. A resposta do estudo é direta e reta: sim, a ponte teria dado certo. Para chegar a tal conclusão, pesquisadores e engenheiros da MIT se debruçaram sobre todos os documentos e registros disponíveis, assim como os materiais que eram utilizados para construções desse tipo à época.

A região onde a ponte seria construída

Em seguida foi desenvolvido um modelo em escala menor para testar a estabilidade e capacidade de suportar pesos da ponte – e, para supresa de ninguém, os desenhos e estudos de Da Vinci estavam certos, e a ponte passou no teste com louvor. A partir dos rascunhos, um modelo 3D foi criado. Assim se pôde concluir os estudos sobre a ponte de Da Vinci – que, além de funcionar, possuía um desenho singular e belíssimo.

Acima, os rascunhos de Da Vinci; abaixo, o modelo em 3D

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Saiba porque você nunca deve lavar uma panela quente na água fria