Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Incentivar a leitura durante a infância é fundamental para o desenvolvimento da criança. Além de fazer a alegria dos pequenos, os livros promovem o conhecimento, ampliam o vocabulário, desenvolvem o afeto, apuram o senso crítico, aprimoram a escrita, reduzem o estresse, minimizam dificuldades acadêmicas e por aí vai. Não faltam palavras para definir a importância de uma boa leitura.
Por isso, ir a biblioteca é um ótimo programa para fazer junto com os filhos. Em São Paulo há uma variedade enorme de bibliotecas públicas espalhadas pela cidade. E para mostrar algumas delas para vocês e de quebra descobrir quais os livros mais escolhidos pela criançada, visitamos cinco bibliotecas em menos de 24 horas.
Encontramos lugares fantásticos, estivemos em espaços dedicados ao universo infantil, vimos milhares e milhares de livros e nos deparamos com acervos gigantescos!
Biblioteca Mário de Andrade
Localizada no centro de São Paulo, ao lado da estação de Metrô Anhangabaú, a Biblioteca Mário de Andrade foi fundada em 1925 e é considerada a maior da cidade, superada apenas pela Biblioteca Nacional. A Sala Infantil, inaugurada no ano passado, além de oferecer uma experiência lúdica através de um ambiente descontraído e colorido, traz um acervo selecionado com clássicos como “Cinderela” e “Rapunzel”, adaptada por Anna Claudia Ramos. Há versões em braile e em fonte ampliada. “Ou Isto ou Aquilo”, de Cecília Meireles, é um dos títulos mais procurados por lá, assim como “Nuvem Feliz”, de Alice Ruiz. Livros do Ziraldo e “Coleções Africanas” estão em destaque em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro. A biblioteca conta ainda com um espaço aconchegante para as crianças brincarem enquanto escutam histórias.
Endereço: R. da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3775-0002
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Inaugurada em dezembro de 1979, tornou-se um ponto de cultura do bairro de Pinheiros. Além do acervo infantil, comum nas bibliotecas do sistema municipal, a biblioteca possui também programação e títulos voltados para poesia com 34 mil volumes. Por lá, procuramos saber quais os livros mais pedidos pelas crianças.
“Fala Sério Professor”, de Thalita Rebouças, é um deles. “A Turma da Rua Quinze”, de Marçal Aquino, também faz sucesso. E para fechar, “Breve História de um Pequeno Amor”, de Marina Colasanti, é outro título conhecido pelos frequentadores.
O local disponibiliza internet gratuita.
Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3082-5023
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Conhecida como BBM, é um órgão da pró-reitoria de cultura e extensão universitária da USP (Universidade de São Paulo). A biblioteca foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana, reunida ao longo de mais de 80 anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. São mais de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes. E o acervo infantil também conta com centenas de opções. Porém, para ter acesso é preciso saber antes o nome do livro e ir ao acervo acompanhado por um funcionário. Os títulos mais escolhidos por lá são “Dança para Crianças”, da PubliFolhinha, “Animais Feitos por Mim”, de Jane Bull e “Rio, uma Jornada Épica para o Mar”, de Laura Schichvarger.
Endereço: R. da Biblioteca, 21 – Vila Universitária, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2648-0840
Parque Villa-Lobos
Uma das maiores da cidade, ocupa uma área de 4 mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos e oferece um acervo formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, áudio livros, HQs, DVDs e CDs, incluindo livros em braile para pessoas com deficiência. O acervo infantil é imenso. Seu ambiente é inclusivo e acessível a todas as idades.
A biblioteca possui diversos aparelhos de tecnologia assistiva, como folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braille, teclado e mouse adaptados. O ambiente principal, uma espécie de oca, chama a atenção e traz uma experiência agradável de leitura e aprendizado. Visitas e excursões de escolas são frequentes no local. Perguntamos aos funcionários os livros que as crianças mais pedem e a resposta foi: “Super Dinossauros”, da Editora Girassol, “Escola de Veterinária”, da PubliFolinha e “Abelha”, da mesma editora.
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3024-2500
Biblioteca Monteiro Lobato
Fica no centro da capital paulista e proporciona acesso à leitura Infantil e Juvenil desde 1941. Considerado o maior acervo no seguimento, a biblioteca disponibiliza três ambientes de leitura para as crianças. No espaço ambientado, você se sente dentro do “Sítio do Picapau Amarelo”. Logo na entrada, é possível ver uma Emília gigantesca na sala e as cores do seriado destacadas nas prateleiras, mesas e cadeiras. Os detalhes foram idealizados para proporcionar uma experiência completa.
O acervo é recheado de obras de Monteiro Lobato, além de clássicos como “Turma da Mônica”, “Menino Maluquinho” e “O Pequeno Príncipe”. As estantes são divididas por categorias como “Minha Primeira Leitura” e em ordem alfabética, já que a demanda é grande. O segundo ambiente é a Gibiteca, uma viagem no universo dos gibis. Lá é possível mergulhar nas historinhas dos super-heróis da Marvel, “Turma da Mônica”, “Sítio do Picapau Amarelo” e até contos de terror. Já no espaço Juvenil, encontramos literaturas mais maduras como biografias importantes, histórias do espaço e outras.
Vale lembrar que a biblioteca Monteiro Lobato é uma boa dica para aproveitar o dia com a criançada. A área externa conta com um parquinho, quadra de esporte e uma praça arborizada para os pais relaxarem acompanhados de uma boa leitura.
Endereço: Rua Gen. Jardim, 485 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3256-4122
Sabemos que incentivar a leitura durante a infância é fundamental. Diversas histórias mostram o quanto a vida de uma pessoa pode mudar por meio de um bom livro. Um exemplo é o caso inspirador de Rosângela, mãe de Thompson, e que lia para o garoto aventuras de livros achados no lixo. Única alternativa para fazer com que o herdeiro mantivesse o amor pela leitura e conseguisse o primeiro lugar no exame do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Thompson não só obteve sucesso, como a paixão pelos livros o levou aos Estados Unidos, onde ganhou bolsa de estudos para continuar a jornada.
A história ficou tão famosa que virou filme da campanha #leiaparaumacriança, do Itaú. A iniciativa nasce para mostrar a importância da leitura no cotidiano da criançada por meio da distribuição gratuita de livros e incentivo à leitura na primeira infância.
O projeto se sustenta em três pilares essenciais para o desenvolvimento na infância: motivação, empoderamento e compartilhamento. Desde o início já foram enviados mais de 2 milhões de títulos via aplicativo de mensagens. Por falar nisso, os livros podem ser adquiridos por meio de um BOT do WhatsApp – basta enviar uma mensagem para o número +55 11 98151-1078. Em seguida, é só responder que SIM para garantir três PDFs com livros ligados à ação. Os formatos digitais também podem ser acessados pelo site da campanha.
Publicidade
O desafio chegou quase junto com a pizza que eu havia pedido. Com um almoço daqueles, não seria fácil ficar uma...
Quando surgiu a oportunidade de fazer esse desafio, pensei comigo: Vai ser moleza! Afinal, não consumo carne bovina...
O consumo de café não para de crescer no Brasil, a terra que já foi a mais importante na exportação mundial e...
Percorri todos os itens do cardápio. Fora uma salada e uma tigela de açaí, a única opção era um omelete. Seria...
Por Dani Germano Temos vivido momentos confusos, estressantes, imprevisíveis... Enfim, me faltam palavras para...
Quando presenteei minha tia com o livro "A Mágica da Arrumação", da Marie Kondo, jamais imaginaria que três anos...
‘Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?”, confronta o lambe com as letras já meio...
Quando fui convidado pelo Hypeness para passar uma semana usando a Parafusadeira Bosch Go, aceitei imediatamente o...
O alarme toca. São 7:45 da manhã de um dia de semana normal. Hora de começar a rotina diária: escovar os dentes,...